Com direção de Hermínio Bello de Carvalho, que conviveu durante décadas e era amigo íntimo de Aracy, o cantor Marcos Sacramento, acompanhado do violonista Luiz Flávio Alcofra, interpreta clássicos do repertório da cantora Aracy de Almeida em show intitulado “A Rainha dos Parangolés.”.
A dupla sobe ao palco do Sesc Piracicaba em 8 de fevereiro, sexta, às 20 horas, no Teatro da unidade. Os ingressos são gratuitos para Credencial Plena (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes) e custam entre R$ 8,50 e R$ 17,00 para os não credenciados. A retirada e as vendas dos ingressos começam dia 30 de janeiro (quarta-feira) nas bilheterias das unidades do Sesc a partir das 17h30.
O espetáculo traz compositores como Noel Rosa (do qual Aracy era uma das principais intérpretes), Ari Barroso e Vinícius de Moraes. Ainda que as gerações mais recentes lembrem de Aracy como jurada mal-humorada do programa do Silvio Santos, um olhar mais abrangente sobre sua vida revela uma cantora debochada, mas que prezava pelo rigor técnico de suas interpretações. Admirada por artistas da vanguarda, andava com os poetas, bebia com os boêmios e cantava com uma liberdade acintosa na época.
Aracy de Almeida
Aracy de Almeida (1914-1988) é uma personagem multifacetada. Amiga de artistas e intelectuais, ela se consagrou na história da música popular brasileira como uma estilista do samba. Para celebrar o centenário de nascimento da cantora, o espetáculo “A Rainha dos Parangolés” apresenta histórias saborosas de Aracy de Almeida entremeadas com músicas de seu inestimável repertório.
O título do show faz referência aos parangolés criados pelo artista plástico carioca Hélio Oiticica (1937-1980), uma espécie de capa que possibilitava novas identidades a quem a vestia. “Aracy de Almeida também era, por natureza, uma artista multiplicante e provocativa”, explica Hermínio.
Marcos Sacramento e Luiz Flávio Alcofra
Marcos Sacramento é cantor, compositor e, desde 2010, atua também no teatro musical brasileiro. Em mais de 30 anos de carreira lançou 16 álbuns, sendo seis solo e dez em duos. Luiz Flávio Alcofra é violonista, compositor, arranjador, nascido no Rio de Janeiro. É integrante do grupo de música brasileira “Água de Moringa”, do grupo “Terno Carioca”, do “Quarteto Alevare” e do trio “Os Guanabaras”.