Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de Rio Claro resultou na prisão de um criminoso na tarde de segunda-feira (28) no município de Cordeirópolis.
O acusado havia roubado uma caminhonete Ford/Ranger no município de Araras onde a vítima foi levada junto com o veículo. Na altura do Km 167 da Rodovia dos Bandeirantes, os policiais se depararam com o indiciado e a vítima adentrando em uma mata, de imediato realizaram a abordagem.
Com o acusado foram localizados um Revólver calibre. 38 com numeração suprimida contendo cinco munições intactas e R$ 872 em dinheiro. A vítima foi liberada e o autor do roubo foi autuado em flagrante delito, permanecendo à disposição da justiça.
A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial de Araras, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência de roubo, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
QUADRILHA
O indivíduo é alvo de investigações na cidade de Rio Claro, onde foi reconhecido por meio de fotos pelas vítimas de outros 15 roubos da mesma natureza.
O detido já era procurado pela justiça pelo crime de receptação e porte ilegal de arma. O criminoso era foragido da cadeia, pois não retornou da saidinha do dia dos pais.
O modo de ação da associação criminosa era seguido da seguinte forma: a vítima, após o roubo, era mantida em poder de um dos criminosos em região de matagal, enquanto o outro levava a caminhonete até o receptador. Somente depois de algumas horas a vítima era libertada e comunicava a Polícia acerca do roubo. A estratégia era usada para dar tempo da fuga até o local desejado sem levantar suspeitas.
Conforme registro do Boletim de Ocorrência uma da vítimas em Rio Claro, um idoso foi rendido pelos criminosos na terça-feira (23) no Centro. Armados, fizeram ameaças, colocaram o homem no banco do passageiro e seguiram com a vítima até um matagal, onde permaneceu com um dos criminosos por cerca de quatro horas. Tempo suficiente para o outro bandido levar a caminhonete Hilux até o destino e finalizar o assalto.
RIO CLARO
Como já havia divulgado o Diário do Rio Claro na edição de 18 de outubro de 2018 as caminhonetes apareciam como principal alvo de criminosos.
Uma das vítimas, um homem de 50 anos relatou como foi abordado. “Estava no Jardim Kennedy, estacionei no local e desci para entregar um documento. Quando voltei, um outro automóvel preto surgiu e foi posicionado de modo a impedir a saída. Foi quando dois criminosos desceram do carro armados e roubaram o veículo que também foi uma caminhonete.
Um outro crime aconteceu na Rua 8, Ajapi. Um grupo de oito amigos foi surpreendido por quatro criminosos, sendo dois armados. Os acusados colocaram as armas na cabeça das vítimas do primeiro carro e pediram para que todos descessem. Os criminosos entraram na caminhonete roubada e foram embora levando também 650 reais em dinheiro e celulares. O veículo acabou sendo localizado no dia seguinte.
Em uma outra ocorrência em agosto de 2018 na região central de Rio Claro. Uma mulher foi rendida pelos criminosos que a obrigaram a ir para o banco de trás, onde estava também a filha de apenas dois anos de idade. Durante o percurso feito pelos bandidos, a vítima saltou com o filho do veículo que estava em baixa velocidade. A caminhonete Hilux foi localizada no dia seguinte em Araras pela Guarda Municipal.