O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento), Luís Fernando Quilici, esteve na última quinta-feira (24) em Brasília reunido com o Ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, e toda equipe de coordenação do ministério.
No encontro, Quilici teve a oportunidade de apresentar o setor cerâmico de revestimento ao ministro, destacando também algumas ações desenvolvidas pela indústria no campo da mineração e da energia. “Vejo muita disposição do ministro em desburocratizar os setores e promover a abertura do mercado de gás natural no Brasil”, complementou Quilici.
No diálogo com o ministro, Quilici fez questão de destacar a necessidade do governo federal dar maior atenção às ações desenvolvidas pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM), órgãos vinculados ao MME.
“O desenvolvimento pleno e sustentável na área de mineração se dará na medida do aumento da eficiência dos trabalhos desenvolvidos pelo MME e seus órgãos vinculados. Para isso, é preciso investir na CPRM e na ANM, por exemplo”, afirmou Quilici.
Para o ministro, “estamos construindo um diálogo entre o Governo, empresariado e a sociedade de forma responsável, pragmática, harmoniosa e transparente”.
Quilici ainda sugeriu a Albuquerque a criação de um conselho de entidades, espaço destinado aos segmentos de energia e mineração para a definição de uma agenda de prioridades.
De acordo com a sugestão da Aspacer, ao final do encontro o ministro encomendou um Plano de Trabalho com cronograma para reunir e tratar dos temas abordados.