Desde julho de 2018, a União dos Ferroviários Aposentados (UFA) está com nova diretoria.
O ex-ferroviário Norival Santo Volpato está à frente como presidente para o biênio 2018/2020. Ao lado dos diretores Mauro Lourenço do Prado (1º Secretário), Roberto Antonio Leonardo (Secretário Geral) e José Otávio Sanches Varella (2º Tesoureiro), esteve no Diário do Rio Claro e falou dos serviços oferecidos na UFA, que completou em 12 de novembro 67 anos de fundação.
No começo, Rio Claro atuava apenas como um dos núcleos e passou como sede central em 1963. De lá para cá, foi se aperfeiçoando sempre com o mesmo objetivo: suprir a necessidade de quem faz parte da União “Nosso foco é o atendimento aos sócios. Para isso, oferecemos diversos serviços, sendo o carro chefe a área da saúde”, destacou o presidente.
Na própria sede o associado encontra especialidades como ortopedista, clínico geral, dentista, fisioterapeuta, ginecologista, fonoaudiólogo, oftalmologista e assistente social. A diretoria destaca que todo atendimento é voltado para prevenção.
Além do setor de saúde, está vinculada com a Secretaria da Fazenda, conta com assessoria jurídica com advogado e setor de documentação que cuida e orienta partes mais burocráticas. “Nós temos vínculo com a Secretaria de Fazenda no estado de São Paulo.
Por exemplo: tendo em vista os sócios ex-ferroviários que recebem complementação, precisamos fazer os documentos para informar a situação deles, bem como recadastramento, aniversário de cada um. A Secretaria manda o documento, que é preenchido e reconhecido firma no cartório”, explica o diretor Mauro Lourenço do Prado.
Entre os destaques da UFA aparecem as campanhas como a de Catarata realizada em diversas edições.
O diretor José Otávio Varella observa ainda uma outra atividade que faz sucesso entre os associados. “Nosso grupo de lazer é muito forte, fazemos bingos, excursões e a adesão é sempre muito grande”, conta.
Para se ter ideia, a festa de confraternização de fim de ano, que comemorou também o aniversário da UFA, reuniu 1.700 pessoas. “A nossa parte social é importante, atual e ativa”, declarou o diretor Roberto Antonio Leonardo.
A comissão está formada por oito diretores e 21 conselheiros deliberativos.
QUEM PODE SER SÓCIO
A UFA conta atualmente com 3.870 sócios. Os interessados em fazer parte devem se enquadrar na categorias:
A – aposentados ferroviários
B – aposentados de qualquer categoria, pensionista ou Loas.
A mensalidade é de R$55
A UFA fica na Avenida 3, 329 – telefone – 3534 2000