Uma mãe de um paciente da UPA do Cervezão relatou que foi mal atendida por um médico na unidade de saúde.
Ela acompanhava o filho, que sofreu um acidente de motocicleta, quando o jovem começou a ter espasmos. “Não sabíamos se era convulsão ou adrenalina pelo acidente. Então, de forma grosseira, o médico disse que se ele quisesse levantar, poderia”, disse à reportagem a usuária do SUS, que preferiu preservar a identidade.
A situação foi o começo da discussão e, segundo a mãe, o profissional utilizou palavras de baixo calão. “Ele começou a me ofender e disse que falava o que bem entendia. E gritando. Funcionários e pacientes assistiam tudo”, disse.
Ela conta que procurou uma das enfermeiras e foi orientada a fazer a reclamação por escrito. “Depois veio o médico com a prescrição e com a carta que eu tinha escrito anexada e começou novamente a me ofender”, afirmou.
A mãe disse que o diretor da unidade a recebeu e explicou que o médico é de uma empresa terceirizada. “Ele me disse que eles não poderiam prever a conduta da pessoa. Mas isso não é problema nosso. Olha como está sendo gasto o dinheiro dos munícipes”, conta ao explicar que o médico ainda teria invadido a sala onde a mãe conversava com o diretor e continuado as agressões verbais.
PREFEITURA
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que apura a reclamação apresentada, com pedido de explicações à empresa e ao profissional médico em questão. “Reitera ainda que havendo a constatação dos fatos relatados pela usuária, adotará medidas que incluem o pedido de substituição do profissional no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Cervezão”, esclarece ao reforçar que por se tratar de situação que não corresponde aos cuidados e orientações dadas aos profissionais pela FMS, caso será apurado e serão tomadas medidas cabíveis.
Por fim, a autarquia ressaltou que o paciente em questão recebeu todo o atendimento necessário.