RACHID
O entendido Paulo Guedes (PSDB) foi condenado a seis anos, sete meses e dez dias de reclusão, além da multa, por supostamente cobrar de duas funcionárias de seu gabinete parte dos vencimentos. Digo supostamente, porque mesmo com os apontamentos do Ministério Público, o vereador pode recorrer e alterar a decisão. Portanto, a palavra “supostamente” se faz necessária na prática do jornalismo informativo.
Explicação feita, importante destacar que a prática do chamado rachid (quando o político cobra a devolução de parte do salário do funcionário) não é novidade nenhuma na Câmara de Rio Claro. O assunto segue velado, já que reunir provas sobre o assunto é quase impossível. Muitos ex-funcionários que foram obrigados a devolver parte dos salários aos políticos permanecem em silêncio diante da justiça, por acreditarem que uma ação judicial prejudicaria também futuras oportunidades de emprego.
ELEIÇÃO
Paulo Guedes já esclareceu que não pretende disputar a cadeira de prefeito nas eleições de 2020, mesmo depois de seu nome ter sido bem cotado para o cargo. Mas, caso mude de ideia e decida concorrer, a condenação em primeira instância pode desgastar a imagem do tucano em uma futura disputa.
LAGO “NEM TÃO” AZUL
O mano Luciano Bonsucesso (PR) tem utilizado as redes sociais para criticar a administração do big smile Juninho da Padaria (Democratas). Na última postagem, o parlamentar cobrou manutenção do Lago Azul. “Prefeito, acorda para vida, vamos arrumar as comportas do Lago Azul. O Lago Azul está assim: abandonado”, cobra.
SOCIAL
A muchacha Carol Gomes (PSDB) recebe nesta quarta-feira (23) Paulo Mathias, secretário executivo de Desenvolvimento Social do governo de São Paulo. Na agenda está a visita aos projetos Recomeço e Bom Prato, iniciativas do governo paulista, além de reunião com a frente parlamentar da pessoa em situação de rua (presidida pela tucana). “O objetivo é tentar trazer um aparelho do Estado para auxiliar as pessoas em situação de rua e também pessoas com dependência química na nossa cidade”, disse.
GUERRA
A fictícia guerra ideológica é perpetuada por figuras que deveriam auxiliar a população no entendimento sobre o assunto, sem notícias falsas, tampouco desinformações. São os casos dos ex-prefeitos de Rio Claro Claudio Di Mauro e Nevoeiro Junior. Enquanto o primeiro se esmera para condenar a susposta direita “que está aí”, o segundo faz alusões levianas e não factíveis sobre o “tal” comunismo (o temível monstro da atualidade). É engraçado observar a militância juvenil de ambos, mas vejo com preocupação essa divisão de “nós contra eles”. Existe apenas um lado: o da população!
ENCONTRÃO, HEIN!
A miss saúde Maria do Carmo Guilherme (MDB) informou que a presidente do MDB Mulher, Fátima Pelaes, conseguiu audiência com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, a goiaba Damares Alves. De acordo com a vereadora, o objetivo do encontro é apresentar o plano estratégico com as pautas do MDB Mulher para a escolhida do fanfarrão Jair Bolsonaro (PSL). Resta saber se o encontro vai ser embaixo da goiabeira.
FORÇA FEMININA
Mulheres são autoras de 42 das 55 melhores redações do Enem, que aconteceu em novembro de 2018. Situação comprova que a compreensão feminina sobre temas relevantes da sociedade é bem superior à dos homens, que ainda acreditam que vingança e justiça são a mesma coisa.
TIRO “FORA” DO ALVO
Em Davos, Suíça, presidente Bolsonaro almoça em bandejão. Notícia parece ter agradado correligionários. Eu acredito que é mais uma oportunidade perdida de almoçar com os líderes do mundo e trazer investimentos ao Brasil. Tiro fora, talkey!
CABRIOLAS
– Constatação: Quem inventou o ditado “o povo unido jamais será vencido”, ou não era da época ou desconhecia as armas de destruição em massa.
– Constatação: As melhores coisas da vida são, na ordem, bunda e mamilos!
– Amar é: dedicar a 4ª às pessoas em vulnerabilidade social.