Quem tem crianças e adolescentes em casa sabe que as férias escolares são um período de viagem, passeios e diversão, mas que também pode prejudicar a rotina alimentar do dia a dia e ter excessos de doces e guloseimas se os pais ou responsáveis não tomarem alguns cuidados.
Para evitar essas situações e manter a alimentação saudável dos pequenos e dos grandinhos, a nutricionista clínica da LC Restaurantes, dá algumas dicas simples, mas muito valiosas.
“A dica principal é tentar manter a rotina alimentar. Se a família for passar as férias em lugares que tenham cozinhas, fica mais fácil ainda. Tenha sempre frutas e legumes.
O ideal é não mudar muito a rotina da criança, tentar manter horários das refeições e não deixar a criança tão à vontade, comendo doces e alimentos que não façam parte da rotina habitual, isso pode dificultar e fazer com que, no momento das principais refeições, eles não estejam com fome”, explica a nutricionista.
MUITA COR
A nutricionista recomenda que os pais tenham em casa e ofereçam sempre alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas. “É o básico do dia a dia. O prato deve ter muita cor, assim garante qualidade nutricional para as crianças e adolescentes”, completa.
MENOS AÇÚCAR
Por outro lado, ela adverte que alimentos adoçados ou açucarados devem ser consumidos o mínimo possível pelas crianças. “Segundo normativas de pediatria e nutrição materno infantil, antes dos dois anos de vida não é recomendado a criança consumir nenhum tipo de açúcar ou alimento adoçado. Essa medida visa prevenir doenças como diabetes e obesidade”, salienta.
RECOMENDAÇÃO
Para facilitar o preparo das refeições, Vanessa recomenda que alguns alimentos fiquem pré-preparados, como, por exemplo, deixar tomates cereja higienizados, que podem ser consumidos como petiscos; deixar folhas limpas e secas também auxilia na hora de montar um sanduíche.
Outras opções práticas, rápidas e que são benéficas para a saúde, de acordo com a nutricionista, são alimentos tipo snacks, como biscoitos de arroz e polvilho. Já para lanches, a indicação da especialista é wrap com pão folha, pão sírio ou folha de couve.