Analândia é conhecida pelo seu enorme potencial turístico, enriquecido principalmente pelo grande potencial de nascentes que abastecem a bacia hidrográfica do rio Corumbataí.
Assim, por iniciativa da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ em parceria com a Prefeitura Municipal de Analândia, o município foi agraciado com o “Projeto Nascentes Analândia”.
O Projeto consiste na recuperação e adequação Ambiental da Micro-Bacia Hidrográfica do “Córrego Cavalheiro” e ao seu entorno, um dos grandes afluentes do Rio Corumbataí em Analândia, com um total de 15 Propriedades Rurais e área de 1.650,7 hectares.
O projeto teve início lá em 26 de agosto de 2017. Durante esse tempo foi contratado uma empresa para a execução da primeira etapa, que são os Diagnósticos Ambientais das Propriedades.
No último dia 07 de junho, em reunião da Unidade Gestora do Projeto Nascentes Analândia, que tem como secretário o vereador Leandro Santarpio, foi apresentado o Projeto Executivo de Diagnósticos de 15 propriedades rurais que serão restauradas, em uma área de 1700 hectares. Os gastos que estarão na ordem R$ 6.883.000,00, para conservação de solo, cercas, plantio de árvores, saneamento e manutenção durante 3 anos, serão pagos pela Agência das Bacias PCJ.
O próximo passo, após todos os PIPs com os Diagnósticos Ambientais das Propriedades prontos, serão executados os serviços de adequação Ambiental (reflorestamentos, cercamentos, contenções de erosões, etc), previstos para iniciar no próximo período das chuvas.
“Este é um projeto que se reveste de enorme importância, pois, apesar de ser local, o seu impacto será regional, visto que o Município de Analândia abriga inúmeras Nascentes e Córregos que são afluentes do Rio Corumbataí, um dos principais sistemas de abastecimento público das Cidades de Rio Claro e Piracicaba”, orgulha-se o vereador Leandro Santarpio, secretário da Unidade de Gestão do Projeto – UGP-Analândia