Na tarde dessa quarta-feira(4), um homem furtou veículo de um pintor nas imediações da Rua 3-A com a Avenida 32, na Vila Alemã. A ação foi registrada por uma câmera de segurança e o vídeo circulou nas redes sociais. Até o fechamento da matéria nem veículo nem o suspeito tinham sido localizados.
O furto deve entrar no estatística de ocorrências registradas do município, no entanto de acordo com levantamento feito pelo Diário do Rio Claro sobre os números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Rio Claro teve queda na prática de furtos de veículos.
Comparando os cinco primeiros meses de 2017 com o mesmo período de 2018, a queda no número de furtos de veículos foi de 41,2%, confirmando a alegação do capitão da 1ª Cia. do 37º batalhão da Polícia Militar Alexandre Gonçalves que Rio Claro tem baixos índices. A declaração foi dada no dia 25 de junho deste ano, data que se apresentou como o novo oficial da 1 Cia. aos órgãos de imprensa. “Vamos manter as pautas da Polícia Militar, que são atender a demanda da população, respeitando os direitos humanos, visando manter os baixos índices criminais”, disse na ocasião.
Já no estudo entre 2016 e 2018, a queda é ainda maior, registrando 55,2%. A análise mostra que a redução é gradativa nos anos pesquisados no município. O levantamento foi realizado com a soma das ocorrências policiais registradas entre janeiro e maio num comparativo entre 2017 e 2018 e entre 2016 e 2018. A SSP ainda não divulgou os números de cocorrências de junho deste ano.
RANKING
O Ranking de Exposição a Crimes Violentos das cidades do estado de São Paulo desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com o Estadão, listou 138 municípios do Estado. Rio Claro figurou no 68º lugar. O índice considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio e mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes.