A saúde passou a ser prioridade em Rio Claro a partir de 2017.
A afirmação é da prefeitura do município, que destacou ainda a implantação de diversos serviços, como o Espaço Mais Saúde, construção de novas unidades e aquisição de equipamentos.
De acordo com as informações solicitadas, como parte deste projeto na área de saúde foram intensificados também os investimentos na área de distribuição de remédios, que recentemente foi questionada em vídeos divulgados nas redes sociais.
Um exemplo é a melhoria feita recentemente no dispensário de medicamentos, localizado no Núcleo Administrativo Municipal (Nam).
REESTRUTURAÇÃO
Entre os meses de setembro e novembro do ano passado, o local passou por reestruturação física, melhorando as condições de trabalho dos servidores e o serviço prestado à população.
De acordo com a prefeitura, no dispensário são estocados os remédios que abastecem as unidades de saúde e são distribuídos gratuitamente mediante prescrição médica. No ano passado, o município investiu R$ 6,6 milhões na aquisição de medicamentos, informou a assessoria de imprensa. Outros remédios entregues na rede municipal são providenciados pelos governos estadual e federal.
ESPAÇO PRÓPRIO
Como é responsável pela distribuição, o município reforça que toma todos os cuidados necessários para garantir a segurança de quem recebe remédios na rede pública de saúde.
Questionada sobre a destinação dos remédios vencidos, a assessoria esclareceu que qualquer estabelecimento que trabalha com entrada e saída de produtos perecíveis está sujeito a situações em que os itens nas prateleiras atinjam o prazo de validade.
Com isso, mantém o dispensário municipal de medicamentos, que possui espaço próprio e isolado para guardar temporariamente esses medicamentos vencidos ou sem condições de uso, conforme determina a resolução 328/99 do Conselho Federal de Farmácia. O local, chamado de área segregada, abriga os remédios vencidos que permanecem guardados até receberem a destinação adequada, de acordo com os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária.
“Tomamos todos os cuidados para inutilizar os remédios vencidos e garantir a segurança da população, evitando que eles cheguem às farmácias municipais e prejudiquem a comunidade”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas).
COMO FUNCIONA
A destinação de medicamentos vencidos ou sem condições de uso segue algumas etapas. Primeiro, são separados. Depois, são listados em formulários próprios, onde se apontam lotes, validades e quantidades. Em seguida, os medicamentos são acondicionados em sacos próprios para descarte e guardados na sala de descarte, que fica devidamente trancada aguardando que a empresa responsável pela coleta faça a retirada.
Após serem recolhidos, os medicamentos são encaminhados para a empresa que providencia a incineração. “Estamos fazendo tudo conforme a lei com o objetivo de preservar a saúde das pessoas”, destaca o prefeito Juninho da Padaria.
TEMPO
O tempo que leva para que os remédios vencidos sejam encaminhados à incineração varia, pois o dispensário de medicamentos é responsável pela distribuição de medicamentos e insumos para todas as unidades públicas de saúde do município e os procedimentos devem ser rigorosamente realizados.
ESTADO
Outro ponto esclarecido pela prefeitura é sobre os remédios entregues pelo governo do Estado para serem distribuídos pelo município. De acordo com a informação, muitas vezes os itens vencem, já que chegam em data muito próxima ao vencimento.
São remédios da Fundação para Remédio Popular (Furp), repassados pela Secretaria Estadual da Saúde. Além disso, em alguns casos o governo estadual envia em grande quantidade medicamentos para os quais não há grande demanda na rede municipal, sem que tenha sido feita solicitação pela Fundação de Saúde. A distribuição desse material é feita respeitando os prazos de validade e os medicamentos vencidos são direcionados à área segregada, reforça o serviço de saúde.
FUNDAÇÃO
Ainda de acordo com os esclarecimentos, a Fundação Municipal de Saúde faz a aquisição de medicamentos com base na demanda e trabalha para que a compra seja feita em quantidade suficiente para que não faltem remédios de sua responsabilidade à população. Em caso de vencimento desses remédios, os itens também são encaminhados à área isolada.
Farmácia Todo Dia dinamiza o atendimento à população
Para dinamizar o atendimento à população, o atual governo municipal criou o programa Farmácia Todo Dia, com distribuição gratuita de remédios também nos finais de semana e feriados. O atendimento é feito nas farmácias ao lado da UPA do Cervezão e ao lado da UBS da 29.
Em 2017, primeiro ano da atual gestão, a Fundação Municipal de Saúde reorganizou o estoque de medicamentos da rede municipal, adotando controle pelo Sistema Integrado de Administração de Materiais, o Siam. O sistema informatizado do almoxarifado da Fundação de Saúde está organizado por lotes e data de validade e conta com controle rigoroso de entrada e saída dos itens, para não haver desperdício de material.
INVESTIMENTO
Desde 2017, a prefeitura também está investindo de maneira inédita nas demais áreas da saúde, conforme registrou a prefeitura. Exemplo disso é a conclusão das seis unidades de saúde da família, sendo três já entregues; a implantação do Espaço Mais Saúde, que já realizou mais de 32 mil atendimentos; compra de novos equipamentos; ampliação das cirurgias eletivas; aquisição de modernos aparelhos de raios-x para as UPAs do Cervezão e da 29, além do PSMI; descentralização do Samu com implantação da segunda base na área sul, que está com obras em andamento; aquisição de novas ambulâncias; e a reativação do Gabinete Odontológico Móvel, entre outras melhorias.