Em Rio Claro, quem quer adotar um cão ou um gato agora tem ferramentas que vão ajudar a escolher o novo pet sem que se precise sair de casa. A prefeitura colocou no ar, através de site e aplicativo, fotos e informações gerais de todos os animais que estão no canil municipal para adoção.
“Fotos e vídeos de alguns cães e gatos para adoção já vinham sendo postados semanalmente nas redes sociais da prefeitura e canil municipal, mas não eram todos”, explica a secretária municipal de Comunicação, Nathália Spatti.
“Com a divulgação completa e atualizada no site da prefeitura e no aplicativo Cadu queremos estreitar o contato entre potenciais tutores e os animais que aguardam adoção”, destaca. “Estamos colocando a tecnologia a serviço da causa animal, facilitando que os ‘pets’ encontrem uma família e lar definitivos”, acrescenta.
O site da prefeitura pode ser acessado pelo endereço rioclaro.sp.gov.br, e o aplicativo Cadu, para celulares e outros dispositivos móveis, pode ser baixado gratuitamente nas plataformas de distribuição de aplicativos, como App Store, Google Play Store e outras.

A ampliação da divulgação on-line dos animais é nova etapa de uma iniciativa da prefeitura que, em dois anos, ajudou a mais que triplicar o número de animais adotados no canil municipal.
Lançado no final de 2022, o programa “Casa CãoMigo” foi um dos fatores de impulso para as adoções, que passaram de 297 animais naquele ano para 594 no ano seguinte (aumento de 100%) e para 948 em 2024 (crescimento de 59% em relação a 2023). Somando cães e gatos, de 2022 a 2024 o número de adoções aumentou 219%.
O maior crescimento foi na adoção de gatos, com expressivos 427% de aumento no período de 2022 a 2024. Noventa e quatro felinos foram adotados em 2022, 230 em 2023 (aumento de 144%) e 496 em 2024 (115% a mais em relação a 2023).
No caso dos cães, o crescimento no número de adoções foi de 122% de 2022 a 2024. Duzentos e três cães foram adotados em 2022, 364 em 2023 (aumento de 79% em relação ao ano anterior) e 452 em 2024 (24% a mais relação a 2023).

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Oliveira, ressalta ser essencial que os interessados em adotar animais estejam preparados e entendam a importância da adoção responsável. “Adoção é um ato de amor, que exige cuidados e uma rotina que inclui os animais e a atenção necessária para o bem-estar dos ‘pets’”.
Para realizar a adoção, todos na casa que irá receber o animal precisam estar de acordo, os tutores devem oferecer os cuidados básicos para o animal (hidratação, alimentação, higienização e consultas regulares em médicos-veterinários). A casa precisa ser sem escape e ter local coberto para o animal ficar abrigado das condições climáticas.
O canil municipal de Rio Claro fica no Distrito Industrial, na Avenida das Indústrias com Rua Alpha, e está aberto para visitação de segunda a sexta das 8 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 12 horas. O telefone é 3532-4115.
Os animais adotados do canil são liberados castrados (com exceção daqueles que ainda não têm idade para castração), vacinados, vermifugados e com exames atualizados atestando o estado de saúde do animal.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC