No dia 11 de janeiro, foi comemorado o Dia Mundial de Controle à Poluição por Agrotóxicos, data importante para conscientizar a população sobre o uso dos agrotóxicos nas culturas agrícolas.
Estas substâncias químicas, além de prejudicarem segmentos dos ecossistemas como água, solo, ar, biota, também geram implicações ao homem (riscos à saúde), sendo, portanto, imprescindível reduzir ao máximo ou evitar alimentos produzidos com agrotóxicos.
Os agrotóxicos, ou também denominados pesticidas agrícolas, têm por finalidade controlar pragas e doenças de plantas, principalmente vetores de doenças humanas e animais que venham a ocasionar danos à produção, armazenamento, estocagem ou transporte de produtos agrícolas.
A toxicidade destas substâncias pode se dar de forma direta (no preparo, aplicação e manuseio dos agrotóxicos) ou indireto (contaminação do solo, água, ar e alimentos) absorvidos por ingestão, respiração ou contato com a pele. Estas intoxicações constituem um sério problema de saúde pública.
Os sintomas da intoxicação por agrotóxicos se dão de forma aguda – com a presença de náuseas, vômitos, tontura, diarreia, visão turva, dores abdominais, irritação nos olhos e pele, dificuldade respiratória; e crônica – com nervosismo, irritabilidade, depressão, hemorragias, paralisias, acarretando em quadros irreversíveis. Além disso, pode ocasionar câncer, alterações pulmonares, cardíacas, renais, defeitos de nascimento, dentre outras doenças.
Assim, os agrotóxicos, além de provocar danos ao meio ambiente, também ocasionam sérios prejuízos à saúde dos consumidores de cultivos agrícolas com estas substâncias, bem como aos agricultores que trabalham em contato direto. No tema, o Brasil, infelizmente, é um dos países que mais utiliza agrotóxicos nas lavouras, sendo necessário, então, uma conscientização para minimizar este uso.
Nesse sentido, o ideal é incentivar o consumo de produtos agroecológicos que são produzidos de forma natural, sem uso de agroquímicos, apoiando, assim, em mecanismos sustentáveis e incentivando a agricultura familiar e orgânica a fim de garantir que a população possa ter acesso a produtos mais saudáveis e isentos de agrotóxicos.
Por fim, esta data visa a conscientização da população, bem como evidenciar os problemas e riscos gerados pelo seu uso indiscriminado de agrotóxicos, tanto ao ambiente quanto ao homem, e uma postura de valor frente a este caso, evitando consequências danosas no futuro.