Cuidado…
Eu, quando jovem e lá se vão algumas décadas, ouvi um dia de um superior hierárquico de uma empresa a seguinte frase: “o esperto não falta ao serviço, pois não quer que percebam que ele ‘pode não fazer falta’”.
Nessas “férias” dos parlamentares rio-clarenses, que eles insistem em chamar de recesso, parece que os NOBRES querem descansar mesmo, pois nem notícias (propaganda eleitoral) eles vêm postando no site da Câmara. Os “homi” sumiram mesmo. E percebe-se o quê? Nada mudou. Tudo continua parado, como se eles estivessem “trabalhando”. E o povo já está ansioso para as próximas eleições…
Futuras eleições…
Se a lição das eleições para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais mostraram uma boa limpeza no quadro político nacional, espera-se a mesma movimentação popular em eleições municipais próximas. Acredito que quem for reeleito em Rio Claro, por exemplo, deverá dar pulos de alegria, já que a população está, realmente, de saco cheio. Outro dia, conversando com uma pessoa bem humilde e muito inteligente, a mesma me disse: “temos que fazer em 2020, em Rio Claro, o mesmo que foi feito no Brasil.
Separar o máximo possível o joio do trigo”. Esta é a perspectiva que, para mim, está no ar. Aquela pesquisa de intenções de votos, feita recentemente, para mim não condiz com a verdade das ruas, já que políticos recentemente envolvidos em ação judicial, em função do famoso “rachid” na Câmara Municipal estavam nos primeiros lugares da pesquisa. Não acredito que o povo esteja tão alheio assim. Portanto, senhores candidatos, os que estão lá, cuidem-se, os que querem entrar, ao trabalho…
Qual a novidade?…
Algumas lideranças do novo Congresso Nacional estão pondo em dúvida a capacidade de articulação do novo governo. Em pesquisa realizada pelo Painel do Poder, ferramenta criada pelo Congresso em Foco para monitorar percepções dos parlamentares mais influentes, indica que a cada três lideranças ouvidas, apenas uma acredita que a relação do novo presidente com o parlamento não será pior do que aquela mantida por Michel Temer. Apenas 23% estão otimistas e apostam em alguma melhora.
E as áreas onde se preveem pioras maiores são: Direitos Humanos (46%), Política Externa (45%).
Bem, essa pesquisa não nos trouxe nenhuma novidade. Esses resultados eram mais do que previstos. Basta o mínimo de conhecimento sobre o ser humano. Mas, ainda assim, acho muito melhor do que sermos roubados como vínhamos sendo. Se isso vier a acontecer, aí danou-se…
Agora o bicho vai pegar…
“Fontes de diversas linhagens afirmam que estão em andamento duas delações premiadas bombásticas que podem jogar alguma luz na faixa obscura e patrimonialista do lado podre da magistratura brasileira. São as delações de Sérgio Cabral, ex-governador do RJ, e Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio, também do RJ”. (Prof. Luiz Flávio Gomes, jurista, deputado federal e criador do Mov. Quero um Brasil Ético). Se verdadeiramente essas denúncias vierem à tona, Deus nos acuda, Amém…