O projeto da Cadillac finalmente recebeu o último selo de aprovação para entrar no grid da Fórmula 1, a partir da temporada de 2026.
“A FIA e a Fórmula 1 podem confirmar que, após a conclusão de suas respectivas avaliações esportivas, técnicas e comerciais, o pedido da General Motors e da TWG Motorsports para trazer a equipe Cadillac para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir de 2026 foi aprovado”, destacaram as entidades em comunicado oficial.
O consentimento foi concedido ao projeto apoiado pela General Motors no ano passado, depois que a candidata inicial, a Andretti, foi rejeitada por motivos comerciais pela FOM (Formula One Management), embora a porta tenha sido deixada aberta caso a GM lançasse uma proposta.
Michael Andretti então deixou o projeto, e Dan Towriss assumiu como diretor-executivo do TWG Motorsport, divisão esportiva do grupo que controla as operações do projeto da Cadillac na F1.
Animado com o avanço da equipe, o dirigente destacou que é hora de intensificar os preparativos. “Durante o último ano, trabalhamos lado a lado com a GM para estabelecer uma base sólida para uma entrada extraordinária na Fórmula 1”, disse Towriss. “Agora, com 2026 à vista, após a aprovação final pela FIA e pela Formula One Management, estamos acelerando nossos esforços, expandindo nossas instalações, refinando tecnologias de ponta e continuando a reunir talentos de alto nível”, destacou.
A equipe deve se tornar cliente da Ferrari nas duas primeiras temporadas, enquanto prepara uma unidade de potência interna a partir da temporada de 2028, com a GM se juntando a empresas como Honda e Audi, em virtude das novas regras de unidade de potência que entram em vigor em 2026.
A Cadillac anunciou anteriormente que o ex-chefe da Marussia, Graeme Lowdon, atuará como diretor da equipe, com o ex-engenheiro da Renault, Nick Chester, como diretor técnico.
O ex-chefe técnico da Benetton, Renault, Williams e F1, Pat Symonds, também está atuando como consultor de engenharia para o projeto, que tem sua base em Silverstone, Reino Unido, e recentemente solicitou ao governo do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, uma nova instalação de motores perto da poderosa equipe Hendrick Motorsports, da NASCAR Cup.
A Cadillac ainda não anunciou sua dupla de pilotos para 2026, embora Colton Herta tenha sido fortemente associado, através de uma transferência da IndyCar.
Herta ainda não se qualifica para uma superlicença, com 32 pontos, sendo necessários 40.
O ex- piloto da Red Bull, Sergio Perez, junto com Valtteri Bottas, que retornou à Mercedes como reserva após sua liberação pela Sauber, são outros nomes cogitados. Já os brasileiros torcem para que a escolha recaia sobre Felipe Drugovich.
Por E. Cortez / Foto: Instagram