Volkswagen revela desenho do novo Tera

A Volkswagen apresentou o Tera, seu novo SUV compacto, durante o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro, prometendo o lançamento neste semestre.
Totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil, o Tera será comercializado em mais de 25 países e tem como objetivo competir com SUVs de entrada, com um preço estimado entre R$ 105 mil e R$ 140 mil.
O design do veículo, produzido em Taubaté (SP), é robusto e moderno, com faróis full led e sistema multimídia avançado e painel de instrumentos todo digital.
O Tera será uma parte importante da estratégia da Volkswagen, que planeja 16 lançamentos até 2028. Esteticamente, o modelo combina características de SUVs europeus e exibe uma traseira com lanternas LED interligadas.
Internamente, o SUV terá acabamentos em plástico, um painel digital de 10 polegadas e tecnologia avançada, embora os detalhes da motorização ainda não tenham sido revelados, com expectativa de motorizações semelhantes às do Polo.
Linha 2025 de Tiggo 7 e 8 têm novidades

A Caoa Chery apresenta duas novidades eletrificadas: o Tiggo 7 PHEV e melhorias no Tiggo 8 PHEV, ambos importados da China e topo de linha.
O Tiggo 7 PHEV, um SUV médio, combina motor a gasolina 1.5 turbo com dois motores elétricos, totalizando 317 cv e 56,6 kgfm de torque. No consumo ele faz 36,9 km/l na cidade e 30,2 km/l na estrada e possui autonomia elétrica de 63 km.

O design foi aprimorado com frisos laterais, novo para-choque e rodas de 18”, enquanto o interior ganhou uma tela de 24,6 polegadas e console moderno com recursos sofisticados, incluindo assistências ao motorista.
O preço de lançamento é de R$ 239.990. O Tiggo 7 teve um aumento significativo nas vendas, passando de 6.349 unidades em 2023 para 30.896 unidades em 2024, e a marca busca intensificar esse crescimento com a introdução do PHEV.

Já o Tiggo 8 PHEV 2025 é um SUV grande de 7 lugares que passou por atualizações. O motor com sistema híbrido mantém os 317 cv, mas com melhorias na resposta à aceleração, na eficiência da transmissão DHT e autonomia de 54 km no modo elétrico.

No interior, há novos revestimentos em terracota, um painel com acabamento em madeira e bancos dianteiros com aquecimento, refrigeração e apoio de pernas (passageiro). Para a segurança, foram adicionados recursos como o head-up display e câmeras com visão de 540 graus. O preço de lançamento é de R$ 279.990, o que representa um aumento de R$ 16 mil em relação à versão anterior.
Segunda geração do Kona chega em abril

A Hyundai anunciou que iniciará as vendas do Kona Hybrid em abril, marcando a chegada da segunda geração do crossover, que anteriormente teve poucas vendas no Brasil.
O novo Kona apresenta design moderno com a linguagem que destaca os faróis interligados por uma faixa de luz.
A proposta é oferecer um híbrido mais acessível em comparação com o Ioniq 5, que é um modelo totalmente elétrico de alta tecnologia e custo.
O Kona terá duas versões, ambas com sistema híbrido autorrecarregável que combina um motor 1.6 a gasolina e um motor elétrico, totalizando 141 cv de potência.
O modelo conta com rodas de 18”, painel digital de 12,3” e sistemas de segurança avançados. Suas dimensões são semelhantes ao SUV compacto Creta.
O Kona será um concorrente do Toyota Corolla Cross e pode competir com SUVs médios e chineses, dependendo da estratégia de preços que será divulgada próximo ao lançamento.
A primeira geração do Kona teve pouco sucesso, com apenas 664 unidades vendidas até 2024. A responsabilidade pela distribuição dos modelos foi unificada entre a Caoa e a Hyundai Motor Brasil, que continuará a produzir modelos em Anápolis (GO).
Um tremor de picape

As picapes Ford no Brasil agora terão versões Tremor para os modelos Ranger, Maverick e F-150. A Ford anunciou a nova linha Tremor com foco em opções esportivas e exclusivas, destacando a capacidade off-road sem perder a dirigibilidade e o conforto urbano.
O gerente de Marketing, Dennis Rossini, afirma que a iniciativa atende à demanda dos consumidores por melhorias nas picapes.
A linha Tremor se diferencia pelo design marcante, motores potentes, altura elevada do solo, suspensão e amortecedores especiais, além de pneus todo-terreno e recursos eletrônicos que facilitam a condução em diferentes tipos de terreno.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br