O município de Rio Claro tem 751 casos de dengue neste ano, e dois óbitos. A informação consta de boletim divulgado nesta terça-feira (25) pela Vigilância Epidemiológica da cidade. O número representa um aumento de 23,52% em relação ao boletim anterior divulgado no último dia 18, que apontava 608 infecções.
O município está em situação de epidemia e com situação de emergência decretada pela prefeitura. Nas últimas semanas, o número de casos de dengue apresentou uma escalada ascendente. No boletim do dia 31 de janeiro o município tinha 221 infecções, passou para 330 em 7 de fevereiro, 437 em 14 de fevereiro, 608 em 18 de fevereiro e agora 751.
A prefeitura mantém as ações preventivas intensificadas para combater a dengue e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nesta terça-feira (25) equipes trabalharam em grande mutirão de limpeza no Arco-íris. O mutirão envolveu vários setores da administração municipal e contou com o serviço de cata-bagulho e limpeza de terrenos e em espaços abertos. Os agentes de combate a endemias fizeram vistorias nas residências e orientaram a comunidade sobre prevenção à dengue.
O bairro registrou neste ano 42 casos de dengue e é o segundo em número de casos. A Vila Alemã tem 47 casos, o Jardim Floridiana 38, o Cervezão 36, Vila Nova 30 e Centro 23.
A comunidade também precisa fazer a sua parte e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e descartar corretamente os materiais. Todo cuidado é pouco visto que 75% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, conforme apontamento do Ministério da Saúde.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o repelente deve ser usado por todos, principalmente por quem está com dengue, para que essas pessoas não passem o vírus para outras. Outras medidas também devem ser adotadas para evitar a picada do mosquito transmissor, como o uso de telas, mosquiteiros, inseticidas liberados para uso doméstico e vestimentas que não exponham a pele.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC