A Operação Direção Segura, realizada na última sexta-feira (23) em Rio Claro, resultou em um balanço expressivo de autuações e abordagens. A ação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) em parceria com a Polícia Militar, teve como objetivo coibir a combinação perigosa de álcool e direção, além de fiscalizar infrações de trânsito.
Em um único ponto de bloqueio, solicitado pelo DETRAN, as equipes realizaram 478 testes passivos de etilômetro, dispositivo conhecido popularmente como bafômetro. Durante a fiscalização, 30 motoristas se recusaram a realizar o teste, resultando em autuações pelo artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa e suspensão do direito de dirigir.
Além disso, outras 15 infrações de trânsito foram registradas ao longo da operação, incluindo irregularidades em documentação e infrações administrativas. A PM também prendeu um motorista por conduzir veículo sob efeito de álcool, configurando crime previsto no artigo 306 do CTB. O condutor pagou fiança e foi liberado.
O balanço da operação ainda inclui o recolhimento de 10 veículos, sendo 8 motocicletas e 2 carros, devido a irregularidades ou documentação vencida. No total, 30 carros e 11 motos foram abordados, com 68 condutores sendo qualificados durante a blitz.
A Operação Direção Segura reforça a importância da fiscalização no trânsito para evitar acidentes e garantir a segurança de motoristas e pedestres. As autoridades destacam que novas operações devem ser realizadas nos próximos meses em diferentes pontos da cidade.
Foto: Divulgação