A Prefeitura de Rio Claro e a Rumo Logística fecharam uma parceria estratégica para reforçar a segurança na região da antiga Estação Ferroviária de Rio Claro. A decisão foi tomada em uma reunião realizada na última segunda-feira (24), no município de Itu (SP), com o objetivo de enfrentar a crescente criminalidade na área, que tem sido usada por criminosos como esconderijo, ponto de desova de produtos roubados e local para o consumo e tráfico de drogas.
O encontro contou com a participação do Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Thalison Mendes, do Secretário Adjunto Alexandre Dorício, do Chefe de Gabinete Marcelo Pires e do Gerente Executivo de Prevenção de Perdas, Segurança Corporativa e Facilities da Rumo Logística, Antonio Neves.
A parceria inclui uma série de ações para coibir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança na região. Entre as medidas previstas pela Rumo Logística estão: cercamento da área dos vagões para impedir acessos não autorizados;
instalação de uma nova iluminação para tornar o ambiente mais seguro e visível; implementação de um sistema de monitoramento com câmeras, permitindo acompanhamento contínuo; reforço com zeladoria e rondas patrimoniais armadas para fiscalizar o perímetro.
O Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Thalison Mendes, afirmou que a Guarda Civil Municipal (GCM) também intensificará a fiscalização no entorno da estação. Além disso, as câmeras instaladas pela Rumo serão monitoradas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A Prefeitura ainda analisa a possibilidade de implantar um posto fixo da GCM nas imediações, garantindo presença constante no local.
“A segurança da nossa cidade é uma prioridade na gestão do prefeito Gustavo. Essa ação em parceria com a Rumo é um passo essencial para coibir práticas criminosas e melhorar a sensação de segurança em nossa comunidade”, destacou o secretário.
A gestão municipal também segue com outras ações voltadas à segurança pública, como a Operação Saturação, que começou em 1º de fevereiro. A iniciativa aumentou a presença da GCM na região central, com foco em coibir crimes contra o patrimônio e garantir mais tranquilidade para a população de Rio Claro.
Foto: Divulgação