Governo de São Paulo decreta emergência para dengue

O governo de São Paulo decretou nesta quarta-feira (19) situação de emergência em saúde pública no estado em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências para as arboviroses, na capital paulista.
Paiva anunciou também, durante coletiva de imprensa, o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 225 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. O decreto facilita o acesso das cidades a recursos federais e estaduais. Cada gestão municipal, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local. (Fonte: Divulgação/Governo de SP)
Vereador busca recursos no Ministério do Esporte para projetos em Rio Claro

Na última semana, o vereador Julinho Lopes (Progressistas) participou de uma audiência no Ministério do Esporte, onde se reuniu com o ministro André Fufuca para discutir a destinação de recursos para projetos em Rio Claro. A reunião também contou com a presença de Junior Thyanão, chefe de gabinete do deputado federal Maurício Néves.
Julinho Lopes afirmou que continuará sua luta para trazer mais recursos, com o objetivo de fortalecer o esporte e oferecer melhores oportunidades à população.
O ministro André Fufuca se comprometeu a empenhar esforços para viabilizar os recursos necessários, ressaltando que o Ministério do Esporte está à disposição para colaborar no desenvolvimento e aprimoramento do esporte de qualidade para todos. (Fonte: Divulgação)
Escola Superior do Instituto Butantan oferece curso on-line sobre aranha-marrom
A Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) disponibilizou um novo curso gratuito: “Aranha-marrom: conheça mais sobre o gênero Loxosceles”, aberto para a população em geral. No Brasil, os acidentes causados por aranhas ocupam o segundo lugar entre os casos de envenenamento, com a aranha-marrom sendo a responsável pela maior parte desses incidentes entre as espécies de importância médica.
A aranha-marrom, como é popularmente conhecida, se refere a um conjunto de espécies pertencentes ao gênero Loxosceles. O curso aborda as características gerais dos aracnídeos, a morfologia e a identificação das Loxosceles.
Oferecido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o curso pode ser acessado pela plataforma Moodle ESIB, por meio do link https://esib-ead.butantan.gov.br/login/index.php. Com duração de 4 horas, o curso conta com textos, imagens e vídeo aulas, que visam proporcionar formas variadas de interação com o assunto. No decorrer das aulas são disponibilizados materiais complementares para leitura, download e/ou impressão. Dúvidas pelo e-mail: cursos.esib@butantan.gov.br. (Fonte: Divulgação)