O atendimento a idosos foi tema discutido no programa Diário de Manhã de terça-feira (11). Maria Angela Tavares de Lima e Gabriel Tavares conversaram com o gerontólogo Cristiano Rubini, coordenador do Lar Bethel – Abrigo da Velhice Desamparada, que há 65 anos presta relevante serviço social para a cidade.
A população rio-clarense pode colaborar com esse serviço fazendo doações mensais à entidade. De acordo com Rubini, os colaboradores mensais podem doar a partir de R$ 10, e qualquer valor é bem-vindo. As contribuições podem ser feitas em dinheiro via Pix, cuja chave é o CNPJ 56.402.316.0001-64.
Quem preferir pode solicitar a retirada da doação pelo telefone (19) 3524-3756 e WhatsApp (19) 9.7155-5773. O Lar Bethel também aceita ouros donativos como roupas, alimentos e calçados. “Desde a pandemia, temos doações cada vez mais pontuais e menos rotineiras, e estamos buscando aumentar nossos doadores mensais. Uma doação menor, mas contínua, tem mais impacto para a gente que doações de maior vulto, mas esporádicas”, explicou o coordenador.
A entidade também realiza eventos e campanhas para arrecadar fundos que ajudem no custeio dos 50 idosos assistidos pelo abrigo. Eles recebem sete refeições diárias e alguns são mais dependentes, o que eleva os custos de tratamento e assistência. Os internos são atendidos por equipe composta de 54 colaboradores. “Estamos sempre fazendo uma engenharia financeira para equilibrar receita e gastos”, destacou Rubini.
Outra forma de ajudar o Lar Bethel é doando parte do Imposto de Renda para a entidade. Conforme Rubini, pessoas físicas e jurídicas podem destinar os recursos para o Fundo Municipal do Idoso que repassa o dinheiro para as instituições com projetos aprovados. Os doadores podem escolher qual desses projetos quer apoiar. A iniciativa não gera custos adicionais ao contribuinte, pois a doação é retirada do imposto devido à Receita Federal. Os interessados podem entrar em contado com a entidade para obter mais informações.
E para arrecadar fundos, o Lar Bethel irá realizar no próximo dia 22 (sábado) o 1º Carnaval Solidário que terá início às 18 horas na Avenida 25, entre as ruas 13 e 14, em frente à sede da entidade. Toda a comunidade está convidada a participar do evento que terá praça de alimentação e música ao vivo com o grupo Sambalegrando.
A entrevista do gerontólogo Cristiano Rubini pode ser conferida, na íntegra, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=_jmXKA-VSoo. O programa Diário de Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, com transmissão ao vido pelo Facebook e YouTube do Diário do Rio Claro.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro