A rede estadual de São Paulo registrou avanço em língua portuguesa e matemática em todos os anos avaliados na edição 2024 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O destaque é o desempenho do 2º ano do ensino fundamental entre alunos da rede estadual, com aumento de 45,3% em matemática na comparação com a prova de 2023.
Os resultados das duas disciplinas foram divulgados na segunda-feira (10) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A última vez que o avanço em todos os anos foi registrado foi no Saresp 2014, divulgado em 2015, há uma década.
Além do resultado em matemática, com notas que passaram de 6,2 em 2023 para 9 em 2024, no 2º ano do ensino fundamental a nota de língua portuguesa passou de 6,7 em 2023 para 8,6 em 2024, um aumento de 28% nos resultados. Com isso, na rede estadual, 65,8% dos estudantes se encontram no nível avançado em língua portuguesa, contra 50,7% da última avaliação (29,8% estão no nível adequado, 3,4% no básico e apenas 1% no nível abaixo do básico).
Na escala Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a taxa de alfabetização da rede estadual alcançou 65,8% em 2024, ante 53,8% em 2023. Este é o maior crescimento e melhor resultado de alfabetização dos estudantes da rede estadual paulista já registrado no Saresp.
Em Matemática o crescimento é ainda mais significativo: de 19,5 pontos percentuais no nível avançado, passando de 25,3% para 44,8% (19,4% estão no nível adequado, 28,5% no nível básico e 7,3% no nível abaixo do básico).
O secretário da Educação, Renato Feder, atribui o aumento das notas do 2º ano da rede estadual às ações de formação constante de professores alfabetizadores, avaliação de fluência leitora, que integra o Programa Alfabetiza Juntos SP, inclusão de professor tutor nas escolas de anos iniciais da rede estadual e com material extra para alfabetização e letramento matemático.
“Esses resultados corroboram para o anúncio recente dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, que mostram que nossos alunos estão, cada vez mais, aprendendo a ler na idade certa. O impacto também se reflete no aprendizado de matemática, com a formação de professores e uso de ferramentas que estimulam o interesse no aprendizado”, comenta Feder.
No 5º ano do ensino fundamental, as notas passaram de 6,1 para 6,5, em língua portuguesa, e 5,2 para 5,7, em matemática, na comparação entre 2023 e 2024.
Anos finais do fundamental
Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental registraram melhora significativa nos dois componentes curriculares. No 6º ano, 5,4 para 5,6 em língua portuguesa e 3,7 para 4,2 em matemática. Um crescimento de 4,3% e 13,8%, respectivamente.
No 7º ano, as notas passaram de 4,7 para 4,9 em língua portuguesa (4,1% de aumento) e 3,5 para 3,8 em matemática (incremento de 10,4%). No 8º ano, os índices partiram de 4,9 em língua portuguesa em 2023 para 5,1 em 2024 (4,1% de melhora) e 3,4 para 3,6 em matemática (aumento de 8,3% nas notas).
No 9º ano, a rede seguiu a tendência de melhora nos índices. Em 2023, a nota foi de 4,2 em língua portuguesa e 3,6 em matemática. Na última edição, as notas foram para 4,4 e 4,0 — um aumento de 3,3% e 9,1%, respectivamente.
No ensino médio, por diferenças na estrutura da prova, são mensurados apenas os resultados da 3ª série. Nessa etapa, o aumento foi de 4,3% em língua portuguesa (3,0 para 3,1) e 6% em matemática (3,6 para 4,0) entre as provas dos dois últimos anos.
“Os índices são positivos e são resultado direto do esforço de toda a rede nos últimos dois anos. O caminho é esse. Mas ainda não estamos satisfeitos. Queremos oferecer aos nossos 3 milhões de estudantes um ensino de qualidade e referência entre as redes públicas brasileira”, explica Feder.
Foto: Divulgação/Governo de SP