Os foliões estão em contagem regressiva para o Carnaval 2025. Em Rio Claro, as escolas de samba correm contra o tempo para preparar as alas e carros e fazer bonito na avenida. Os desfiles deste ano terão uma novidade. O tradicional desfile das campeãs na terça-feira de carnaval, dia 4 de março, não terá apenas a participação das vencedoras, mas sim das seis agremiações da cidade.
“Faremos uma repaginação do desfile campeãs com participação de todas as escolas. O tempo de desfile será reduzido para não ficar cansativo, e quem ganha com isso é o público”, comentou Leonardo Corochel, presidente da Uesca (União das Escolas de Samba da Cidade Azul) e da Escola de Samba A Casamba, em entrevista ao programa Diário de Manhã na última terça-feira (4). O programa contou ainda com participação do diretor geral da Casamba, Eduardo Lotumolo.
A Uesca é responsável por organizar a parte financeira das escolas de samba. A entidade recebe os recursos da prefeitura e repassa às agremiações que devem prestar contas da utilização do dinheiro. Além disso, a Uesca contrata o corpo de jurados que fará o julgamento das escolas na avenida.
De acordo com preparar Corochel, o desfile 2025 terá 18 jurados, dois para cada um dos nove quesitos avaliados. A apuração das notas será realizada no Ginásio de Esportes Felipe Karan no dia 3 de março (segunda-feira), a partir das 10 horas. A novidade deste ano é que o troféu da campeã e demais premiações serão entregues no ginásio após a apuração, e não na passarela do samba como nos anos anteriores.
Escola A Casamba
O presidente informa que A Casamba levará 500 integrantes para a avenida. Conforme ele, a confecção das fantasias está na fase de acabamento e os carros alegóricos estão sendo preparados para proporcionar muita “emoção e alegria” ao público.
A Casamba é a atual vice-campeã do carnaval rio-clarense e aposta na força da mulher para conquistar o título em 2025. A escola fará uma homenagem à mulher contemporânea com o tema “Mulher, Divina Mulher”, letra de autoria de Oswaldo e Cidinho Geniselli.
“Não iremos abordar nenhuma figura histórica, vamos contar um pouco das qualidades da mulher de hoje, a mulher contemporânea. Queremos que a mulher que esteja assistindo o desfile se veja espelhada na avenida”, explica Corochel. “Nós vamos homenagear os dons de todas as mulheres: a guerreira, a mãe, a batalhadora, a dona de casa que tem todos os dons. É um carnaval atual e uma homenagem a elas”, acrescenta Du Lotumolo.
A escola irá repetir a parceria com o carnavalesco Cacau, que fez um lindo carnaval no ano passado com o tema sobre o Nordeste brasileiro. A bateria está sob o comando dos mestres John Elvis e Ninão, da Imperador de SP, com a rainha Joice, a madrinha Natália e a musa Jana.
A escola A Casamba desfilará no domingo, dia 2 de março. Até lá, a comunidade pode participar dos ensaios técnicos e dos eventos promovidos pela agremiação. Neste domingo (9), a escola realizará almoço com Paella Caipira ao som da banda Kalu e os Bambas. As adesões estão à venda e podem ser adquiridas pelo Instagram: @ acasamba. Ao final será realizada roda de samba com o grupo Santo Dia. A partir das 14h30 a entrada será liberada para todos. É só aparecer e curtir.
A entrevista de Leonardo Corochel e Du Lotumolo ao programa Diário de Manhã pode ser vista pelo link https://www.youtube.com/watch?v=VJdDxepEMo4. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30, pelo Facebook e YouTube do jornal Diário.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro