Novos carros e motores estão por trás da abertura das vagas na Stellantis
![](https://www.j1diario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Fabrica-Fiat-Betim-foto-Stellantis.jpg)
A Stellantis anunciou a criação de 1.500 novos postos de trabalho, sendo 1.200 em Minas Gerais e 300 no Rio de Janeiro.
O presidente Emanuele Cappellano destacou um investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul, com 40 novos produtos e tecnologias planejadas entre 2025 e 2030.
A picape Fiat Titano será fabricada na Argentina como parte de um investimento de US$ 385 milhões.
Em Betim, a Fiat já fabrica Mobi, Argo, Pulse, Fastback e Strada e introduzirá novas opções híbridas até 2030. Até 2026, iniciará a produção do Panda, no lugar de Mobi e Argo.
Já a planta fluminense, que atualmente produz modelos da Citroën, se tornará multimarca, e especula-se a produção do Jeep Avenger.
A Stellantis também planeja lançar a marca chinesa de veículos elétricos Leapmotor no Brasil, com o elétrico C10 como uma das novidades esperadas.
Duster receberá motor 1.3 turbo atualizado
O SUV Renault Duster será equipado com o motor 1.3 turboflex, produzido pela joint venture Horse, entre Renault e Geely, em São José dos Pinhais, Paraná.
Este motor flex fuel, desenvolvido para o mercado sul-americano, opera com gasolina ou etanol, cumprindo os padrões de emissões L8. Oferece 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com redução de 7 cv e 2 kgfm em relação ao anterior. Seu sistema de injeção direta otimiza a eficiência do etanol.
A unidade da Horse no Brasil, que recebeu investimento de R$ 100 milhões, pode produzir até 600.000 unidades por ano.
A produção do HR13 segue a expansão da capacidade da Horse, que introduziu o motor HR10 no início de 2024, que equipa o Kardian.
Neste ano, a Renault apresentará um novo SUV médio equipado com o HR13, com detalhes técnicos do Duster previstos para serem revelados em breve.
Mustang manual terá apenas 200 unidades
A Ford lançará 200 unidades do Mustang GT Performance com câmbio manual no Brasil, visando colecionadores e entusiastas.
Cada unidade terá uma placa numerada, destacando sua exclusividade.
Celebrando 60 anos em 2024, o Mustang cresceu 95% nas vendas após o lançamento da 7ª geração do GT Performance, que conta com um motor de 488 cavalos e modos de condução para pista.
A Ford afirma que a transmissão manual proporciona uma experiência de direção única para os amantes de carros.
Rampage ganha mais segurança e aumento de preço
![](https://www.j1diario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Rampage-Laramie-Rebel-RT-foto-Stellantis.jpg)
A Stellantis está incorporando mais segurança à picape Rampage 2025, com aumento de preços de até R$ 6 mil.
As versões Rebel e Laramie, tanto com motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv quanto com 2.2 turbodiesel de 200 cv, agora possuem o sistema Adas de nível 2 como item de série.
Esse sistema semiautônomo permite à Rampage realizar curvas sozinha em rodovias sinalizadas, mantendo uma velocidade definida, embora o motorista precise manter as mãos no volante.
A picape, produzida em Goiana (PE), emplacou 23.615 unidades em 2024, estabelecendo-se como a terceira picape intermediária mais vendida do Brasil.
A linha, exceto a versão Big Horn, teve aumento de preço de R$ 4 mil para modelos a gasolina e R$ 6 mil para turbodiesel. Confira os preços: Rebel 2.2 turbodiesel R$ 265.990; Rebel 2.0 turbo gasolina R$ 268.990; Laramie 2.2 turbodiesel R$ 278.990; Laramie 2.0 turbo gasolina R$ 281.990 e R/T 2.0 turbo gasolina R$ 299.990.
Volvo vai lançar opção aventureira do EX30
![](https://www.j1diario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Volvo_EX30_Cross_Country.jpg)
A Volvo lançará globalmente o EX30 Cross Country em 10 de fevereiro. O SUV elétrico compacto é voltado para o off-road e possui um rack no teto para o estepe, lembrando a bandeira sueca.
O carro oferecerá uma opção de motor elétrico de 268 cv com tração traseira ou dois motores que alcançam 422 cv com tração integral, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
Com rodas de 18 ou 19 polegadas e novos ajustes de suspensão, o EX30 XC tem melhor desempenho em terrenos difíceis e almeja entrar no mercado europeu e nos EUA.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br