As escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Claro realizam nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, acolhida aos cerca de 20 mil alunos que voltam às aulas para iniciar um novo ano letivo. Os trabalhos nas unidades de ensino começaram ontem com reunião pedagógica-administrativa dos professores e gestores escolares.
Hoje e amanhã, a equipe escolar acolhe os estudantes com atividades diferenciadas e horário reduzido para todas as modalidades de ensino da rede: educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As creches realizam no início da manhã, 7h ou 7h30, acolhida às crianças, reunião com os familiares e apresentação da equipe escolar. Nas unidades de pré-escola e ensino fundamental I, essa mesma programação será realizada às 7h e às 13h, e na Escola Municipal Agrícola “Eng. Rubens Foot Guimarães”, às 7h30.
Os alunos da EJA I e II terão acolhida e reunião às 19h. A rede municipal promove adaptação dos estudantes do Projeto Integra, cujos pais tenham disponibilidade para acompanhar os filhos.
Nesta quarta-feira (5), haverá duas horas (em cada período) de atividades com os alunos. Na quinta-feira (6), as escolas funcionarão em horário normal, exceto as creches que ainda terão mais um dia de adaptação com horário normalizado a partir de sexta-feira, dia 7.
Rede estadual
Os alunos da rede estadual pública de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira (3). Em todo o estado de São Paulo, mais de três milhões de alunos iniciaram o ano letivo, sendo mais de 12 mil em Rio Claro.
Vale lembrar que o ano letivo começa novidade: a proibição do uso de celular pelos estudantes durante o período escolar, incluindo intervalos e recreios. O uso é permitido somente para fins pedagógicos com autorização do professor e para casos de acessibilidade, saúde e segurança.
A proibição consta da Lei Estadual nº 18.058, sancionada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no último dia 6 de dezembro, e Lei Federal nº 15.100, sancionada pelo presidente Lula em 13 de janeiro de 2025. As normas valem para escolas públicas e privadas de educação básica.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Prefeitura de RC