A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente nas nossas vidas. No varejo, a ferramenta pode ser uma forte aliada para melhorar o desempenho do negócio, basta apenas saber como utilizá-la corretamente. Esse foi um dos temas discutidos no programa Diário de Manhã desta terça-feira (21).
Quem discorreu sobre o assunto foi Roman Bessani, diretor-secretário da Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro). De acordo com ele, o grande problema é que as pessoas ainda não entendem como a IA funciona. “A inteligência artificial aprende por exemplos, essa foi a grande sacada no desenvolvimento da tecnologia, pois é muito difícil, por meio de regras, explicar as coisas”, comentou Bessani.
Como exemplo ele citou o Google, que funcionava com regras e hoje também usa IA, dependia de regras do ranqueamento (palavras-chave etc.) para devolver a informação. “O ChatGPT, por exemplo, leu a internet inteira e transformou isso em exemplo. Essa que é a grande diferença”, disse.
No entanto, Bessani frisou a necessidade de cuidado e crivo, visto que algumas informações podem ser divergentes devido à má qualidade de alguns sites. “O ChatGPT utiliza exemplos disponíveis na internet e feitos por pessoas. Ele vai te dar muita sugestão. Dentro do comércio você vai ter uma infinidade de aplicação”. Ou seja, o ChatGPT aprende conforme o uso e pode ser treinado para inúmeras tarefas no dia a dia de uma empresa.
A pessoa alimenta o ChatGPT com as informações baseadas em sua necessidade. De acordo com Bessani, se a resposta não for satisfatória é possível devolver a pergunta interagindo com a ferramenta. “Esse tipo de interação é muito interessante porque foi uma criança ensinada por vários exemplos e ela foi desenvolvendo QI”, explica Bessani. E olha que o QI é alto e gira em torno de 130, enquanto o QI médio do brasileiro é 80. “É uma baita referência gratuita”, observa Bessani.
Para o diretor, “o grande segredo não é a ferramenta da vez porque elas mudam, a pessoa tem que entender os princípios. A pedra fundamental para usar uma inteligência artificial generativa, como essa que estamos falando, é você dar o contexto. O que a gente precisa é saber fazer perguntas e aumentar o repertório do chat”.
A entrevista de Roman Bessani, na íntegra, pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=zrTKdiA6mzQ. O programa Diário de Manhã vai ao de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30, com transmissão pelo Facebook e YouTube do Diário do Rio Claro: @diariodorioclaro1.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro