Academia Mendes JJ e Samuca fazem doações ao Fundo Social
Numa parceria entre a Academia Mendes JJ e a Escola de Samba Samuca foram arrecadados 300 quilos de alimentos e 250 litros de leite. Todo material foi doado na segunda-feira (20) ao Fundo Social de Solidariedade. O evento de arrecadação foi futebol solidário.
Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social, observa que todas as doações feitas ao órgão são extremamente bem-vindas, pois têm como destinação final famílias que buscam apoio no trabalho desenvolvido pelo Fundo Social. “Com a colaboração da população, o trabalho que realizamos ganha amplitude e consegue, assim, atender a mais pessoas”, observa Bruna. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Processo de tratamento garante a produção de 5,3 milhões de litros de água por dia
Para que a água chegue tratada, potável e pronta para consumo nos imóveis de Santa Gertrudes, ela passa por um longo processo que se inicia na captação de água bruta no córrego Santa Gertrudes e em outros três poços.
Na sequência, ela é transportada pelas adutoras que a conduzem até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde o recurso é submetido a diversos procedimentos que asseguram sua qualidade até ser distribuída pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.
Ao chegar na ETA, a água passa por cinco processos: coagulação, floculação, decantação, filtragem e desinfecção e fluoretação. Após passar por todas essas etapas, a água tratada é enviada por meio das bombas para os 12 reservatórios da cidade e, por meio das redes de distribuição, chega aos imóveis dos clientes.
Em média, são captados 56,2 litros por segundo (l/s) do córrego Santa Gertrudes, que é o principal manancial da cidade e responsável por abastecer 87% da população. São 4,6 milhões de litros de água produzidos diariamente na ETA. Os 13% restantes são complementados pelos três poços em operação.
“No total, nós captamos, em média, 61,3 litros por segundo (l/s) em Santa Gertrudes sendo 56,2 l/s do córrego Santa Gertrudes, e 5,1 l/s dos poços. São, então, 5,3 milhões de litros de água produzidos diariamente para abastecer todo o município”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes. (Fonte: Divulgação/BRK)
Serviço de Inspeção Municipal de Rio Claro tem novo endereço
A Secretaria Municipal de Agricultura informa que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Rio Claro agora conta com novo espaço para atender a população.
A partir desta quarta-feira (22), o SIM estará funcionando nas dependências do Agrofácil, na Rua 3-A, esquina da Avenida 40-A, no bairro Vila Alemã. De acordo com o secretário da Agricultura, Joaquim Bregadiolli, o novo espaço oferece mais comodidade e eficiência para as indústrias, produtores e toda a comunidade envolvida no setor agropecuário local.
Elias Hussni, secretário-adjunto da Agricultura, destaca que a mudança foi cuidadosamente planejada para otimizar os serviços e fortalecer o departamento. “O SIM de Rio Claro é referência na regulamentação de produtos de origem animal. Contamos com médicos veterinários altamente qualificados e criamos oportunidades para produtores e indústrias de pequeno, médio e grande porte. A mudança para o Agrofácil foi pensada para simplificar e melhorar os processos, sempre priorizando a saúde da população”, afirma Hussni.
As atividades já realizadas no Agrofácil continuam funcionando normalmente, sem qualquer interrupção. A inclusão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no local visa agregar mais serviços ao espaço, tornando-o um polo ainda mais dinâmico e funcional para o setor agropecuário.
O SIM, responsável pela fiscalização e regulamentação de produtos de origem animal produzidos e comercializados no município, desempenha papel essencial na garantia da qualidade desses produtos e na promoção da saúde pública. Mais informações pelo telefone (19) 3527-1428. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)