A qualificação profissional foi um dos temas abordados no programa Diário de Manhã desta segunda-feira (20). Maria Angela Tavares de Lima conversou com a coordenadora Thaís Wiechmanne e a professora Liliane Rubin, que atuam no CQP (Centro de Qualificação Profissional) sobre mercado de trabalho. As profissionais falaram sobre os cursos oferecidos pelo CQP, a importância da qualificação para conseguir se inserir ou reinserir no mercado de trabalho, entre outros assuntos.
De acordo com Thaís, o CQP está constantemente trabalhando para mudar vidas. “Estamos buscando sempre cursos atuais para que as pessoas possam sair do desemprego e se inserirem novamente no mercado de trabalho, ou até mesmo empreender e gerar renda”, afirma a coordenadora.
Conforme ela, nos últimos quatro anos o CQP triplicou o número de cursos oferecidos e ampliou em 84% o total de formandos, sendo mais de 1.200 somente no ano passado. As opções de cursos são diversificadas e abrangem várias áreas, como beleza, gastronomia, administração etc. Há cursos de manicure, maquiagem cílios, cabeleireiro, depilação, massagem, barbeiro, vendas, informática, confeitaria, panificação docinhos de festa, hambúrguer artesanal, corte e costura, bordado e crochê, entre outros.
“Muita gente não sabe que tem essa variedade de cursos gratuitos. Outros sabem, mas tem um certo preconceito por serem de graça e oferecidos pela prefeitura. Geralmente, o desempregado é o que tem menos interesse e não conclui o curso. Quem vai até o fim tem sempre um feedback positivo”, comenta.
Para a professora Liliane Rubin, a intenção dos cursos é qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Segundo ela, o CQP realiza um trabalho sério de forma a evitar que os alunos participem dos cursos apenas para obtenção do certificado. “Trabalhamos durante todo o período do curso para que o aluno saia realmente qualificado para o mercado de trabalho. Faz toda a diferença fazer os cursos que preparamos com todo o carinho”.
Tanto Thais quanto Liliane observam que o mercado está cada vez mais exigente, e busca os profissionais mais capacitados. Tanto é que existe uma grande oferta de mão de obra e vagas que não são preenchidas. Para elas, o mercado procura pessoas comunicativas, proativas e qualificadas.
Essa qualificação pode ser obtida de forma gratuita no Centro de Qualificação Profissional. Todos os cursos são gratuitos, sem taxa de inscrição e com material incluído. A duração é de no máximo três meses, exceto corte e costura e bordado e crochê, cujas aulas duram o ano todo.
Inscrições abertas
O CQP está com inscrições abertas até o final deste mês. Os interessados devem procurar a unidade que fica na Avenida Visconde do Rio Claro, 150, entre as avenidas 28 e 30. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Além disso, também haverá plantões de atendimento nos dias 22 e 29 até as 20 horas, e no dia 25 das 9 às 13 horas.
Para fazer a inscrição é necessário ter mais de 16 anos (sem limite de idade), ensino fundamental completo, e apresentar cópias dos documentos (RG, CPF ou CNH), comprovante de endereço e de comprovante renda, que pode ser do holerite ou da carteira profissional.
A entrevista de Thaís Wiechmanne e Liliane Rubin ao programa Diário de Manhã pode ser conferida, na íntegra, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=w1dYX_EnKNw.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro