O momento espetacular que vive o Barcelona, mostra bastante a dependência que o time tem do fenômeno Lamine Yamal.
Ultimamente, o time não só ganha, como goleia e se diverte dentro de campo. E tudo isto, mostrando um futebol gostoso de se ver, com toques refinados, ofensivo, vertical e solidário.
E quando o futebol é solidário, todos se destacam, mas no Barça de hoje, um brilha: Lamine Yamal.
Este menino, com cara de adolescente, é hoje o grande líder de um Barcelona cheio de estrelas.
Na última quarta-feira, 15/01, em jogo pelas oitavas de final da Copa do rei, o Barça de Yamal, não tomou conhecimento do Betis e sapecou 5 x 1, com direito a uma exibição de gala de Yamal, com gol e assistências.
O final de 2024 não foi de boas lembranças para o Barça. Com derrotas, em casa, para Las Palmas, Leganes e Atlético de Madrid, quando perdeu a liderança e despencou para a terceira posição, estando hoje a seis pontos do líder Atlético de Madrid.
Mas, entrando em 2025, o time, realmente, voltou como sendo, verdadeiramente, um Ano Novo, com direito a goleada sobre o arquirrival por 5 x 2 e o título da Supercopa.
E nesse início de ano, Yamal além de marcar gols contra o Bilbao e contra o Real Madrid na Supercopa da Espanha e contra o Betis pela Copa do Rei da Espanha, ainda deu 12 assistências. (Fonte: Jornal Marca)
LA LIGA
O futebol espanhol volta a sua atenção para a La Liga, depois de uma rodada com poucos atrativos de uma Copa do Rei, sem graça e sem novidades.
O Barcelona depois de uma aplicar uma goleada na Copa do Rei, contra o frágil Betis, volta suas atenções para a La Liga, onde precisa tirar uma diferença de seis pontos para o líder Atlético de Madrid e de cinco pontos para o vice, Real Madrid. E nessa rodada, enfrenta o Getafe, 15º colocado.
O vice, Real Madrid, que vive uma crise, onde o bom futebol passa muito longe e que já começa a ameaçar a longevidade de Carlo Ancelotti a ponto de discutir com a imprensa em coletiva, também busca uma afirmação. E para isto, tem uma excelente oportunidade na rodada de número 20, quando enfrenta o Las Palmas, apenas o 14º colocado na tabela de classificação.
O Atlético busca manter a supremacia em La Liga ao enfrentar o Leganés, 16º colocado.
Portanto, os três primeiros colocados, apesar de jogarem fora de casa, aparentemente têm tarefas facilitadas pela fragilidade dos adversários.
PREMIER LEAGUE
Durante a semana que passou, a Premier League realizou a sua 21ª rodada, onde a principal partida foi entre o líder, Liverpool, contra a sensação da temporada, o Forest.
O Forest, jogando em casa, saiu na frente, mas o Liverpool foi buscar o empate e o jogo terminou em 1 x 1.
O Arsenal, jogando em casa, venceu o Tottenham pelo placar de 2 x 1 e manteve a vice liderança a quatro pontos do líder, lembrando que o Liverpool tem um jogo a menos.
Assim, foi uma rodada que não mexeu em nada nas três primeiras colocações.
Na rodada de número 22, teoricamente (lembrando que em futebol “a teoria, na pratica é outra”), poucas serão as mudanças na tabela de classificação, já que os adversários dos primeiros colocados não apresentam qualidades para impor ´serias dificuldades.
Mais uma vez lembrando que são teorias, mas, no futebol tem o famigerado “imponderável”, que quase sempre entra em campo para jogar por terra todas as “teorias” do futebol.
CAMPEONATO ITALIANO
Faltando 18 rodadas para o seu final, o Campeonato Italiano tem tres times disputando as primeiras posições, que são Napoli, Internazionale e Atalanta.
A Atalanta que chegou a liderar por um bom tempo, vem de tres empates seguidos, caindo para a terceira posição da tabela.
A Internazionale, mesmo não apresentando o belo futebol da temporada anterior, vem se mantendo na briga, estando sem perder desde a rodada de número 6, são 11 vitórias e três empates, com direito a um jogo adiado, o da 14ª rodada, contra a Fiorentina. Esta regularidade da Inter lhe coloca a 3 pontos do líder Napoli e com um jogo a menos.
Em termos de regularidade, o líder Napoli não fica atrás da Inter, já que em 20 jogos tem 15 vitórias, 2 empates e três derrotas. Caso empate em pontos com a Internazionale de Milão, perderia a posição pelo critério de saldo de gols.
Por Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: Jornal Marca