A música tem vital importância na vida de um cidadão, uma vez que contribui em todos os aspectos para a formação cultural e também no que diz respeito à educação.
Não é exagero afirmar que uma nação, muitas vezes, é reflexo do que ouve. Por isso, educação musical é primordial. A Associação Betesda Assistencial, mais conhecida como ABA, realiza ações permanentes através de seus inúmeros projetos, dentre eles, o ABA Cultural, cuja coordenação está a cargo de Jessé Eduardo Francisco que, ao Centenário, conta um pouco da história do projeto e de sua trajetória à frente da ação.
Conforme Francisco, as aulas da ABA Cultural tiveram início em fevereiro de 2016 apenas para membros da igreja Nazareno, que é a mantenedora do projeto. “As aulas de música surgiram de um sonho do Pastor Luis Henrique Biazon em ter uma orquestra na igreja. Assim sendo, entrou em contato conosco e começamos um projeto que, no início, contava com 30 alunos”, conta.
Francisco relata que o projeto ABA Cultural, hoje, consiste em passar aos alunos dos mais diversos cursos, aulas de qualidade, através de profissionais qualificados, cujo intuito é manter a orquestra e o coral da igreja, que hoje é uma realidade nos cultos.
O coordenador relata que está à frente da idealização há três anos e, de acordo com ele, “sempre em constante crescimento e todo ano com novidades em nossas aulas”.
A respeito de 2018, diz que fechou o ano com 220 alunos ativos e, dentre esses, 20 bolsistas. No entanto, afirma que, no decorrer do ano, chegou a ter 270 alunos ativos nos mais diversos cursos que o projeto disponibiliza.
Segundo Francisco, hoje, qualquer pessoa pode fazer parte do projeto que, a partir de 2017, passou a abrir os cursos a toda sociedade rio-clarense e região. “Hoje, o projeto possui inúmeros cursos que vão desde a musicalização infantil – de quatro a seis anos – e, a partir dos sete anos de idade, já começam com os instrumentos ou com o curso de canto, que temos em três faixas etárias: Kids 1 (sete a dez anos), Kids 2 (11 a 16 anos) e adulto, a partir de 17 anos”, expõe.
Francisco salienta que “a música na vida de uma pessoa faz parte de todo um contexto, ainda que a maioria não busque a música como uma profissão, mas todas as pessoas gostam de tê-la em suas vidas, seja como um hobby, um passatempo ou até mesmo ter um desenvolvimento como músico amador”. “Música é uma atividade que desenvolve todas as partes do cérebro ao mesmo tempo e, com isso, também ajuda em terapias e tratamentos em diversas doença”, enfatiza.
Aos interessados, as atividades da ABA Cultural são desenvolvidas na sede da Igreja do Nazareno Central de Rio Claro, na Avenida 26, número 1.189, bairro Santana, cujo telefone é o 3524-3072.