ETA 1 será desligada nesta quinta-feira para limpeza
Para realizar a limpeza do canal de água, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro fará o desligamento da ETA 1 (Estação de Tratamento de Água), no bairro Cidade Nova.
O desligamento será feito às 22h desta quinta-feira (16), com previsão de religamento para as 4h da madrugada de sexta-feira. O Daae realizará a limpeza durante a madrugada, quando é menor o número de pessoas utilizando a água tratada fornecida pelo Daae.
No final de semana, o Daae realizará outro serviço de limpeza. Desta vez, na ETA 2, localizada no distrito de Ajapi. Para isso, a ETA 2 ficará desligada das 23h de sábado às 6h de domingo. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Fiscalização de Pix não afetará autônomos, esclarece Receita
O reforço na fiscalização do Pix não afetará a renda dos trabalhadores autônomos, esclareceu a Receita Federal. Nas redes sociais, o órgão esclareceu dúvidas sobre o impacto das novas regras de monitoramento em situações como compra de material por trabalhadores que fazem bicos e uso de cartão de crédito compartilhado com a família.
No caso dos trabalhadores autônomos, o Fisco esclarece que sabe que a movimentação financeira é sempre maior que o lucro final, maior que a renda efetiva do profissional. O reforço na fiscalização, reiterou o órgão, não afetará o profissional que usa o Pix para comprar materiais e insumos, porque a Receita já monitora a diferença entre os custos e o faturamento desde 2003.
“Quem faz bicos e tem custos de produção não precisa se preocupar. Mesmo que movimentem mais de R$ 5 mil, a Receita já tem o hábito de monitorar essa diferença, como no caso de quem vende produtos ou serviços e usa o Pix para o pagamento”, explicou o Fisco.
A mesma situação, ressaltou a Receita, ocorre com pedreiros e eletricistas, por exemplo, que recebem pagamento via Pix e que também usam essa ferramenta para comprar material. Isso porque o Fisco já cruza esse tipo de movimentação com as notas fiscais de lojas de materiais. (Fonte: Agência Brasil)
Obra do novo sistema de tratamento na ETE Flores chega a 25% de avanço
A construção do novo sistema de tratamento preliminar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores inicia o ano com avanço de 25% no projeto. A obra é realizada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, e visa aumentar a eficiência do tratamento realizado na unidade e a segurança dos trabalhadores. A expectativa é que seja concluída até o mês de junho.
Neste início de janeiro, as obras se concentram na etapa de cimbramento, ou seja, de escoramento da laje do tanque onde será realizado o tratamento preliminar. As ações seguintes serão a confecção das formas e da armação das paredes e laje. Já foram concluídos as fundações e os pilares que compõem a superestrutura.
A ETE Flores fica no bairro Santa Maria e tem capacidade para tratar 91 litros de efluentes por segundo, com um volume diário de 7,8 milhões de litros no total. Seu método de tratamento dos efluentes é com processo de reator anaeróbio (UASB), seguido de lodos ativados.
Além da nova estrutura do tratamento preliminar, as obras incluem a instalação de gradeamento fino e desarenador mecanizado, contando com equipamentos reserva para ampliar a segurança operacional. A proposta é tornar as atividades da operação da estação mais práticas e seguras no dia a dia. Na obra serão investidos, ao todo, R$ 5,3 milhões. (Fonte: Divulgação/BRK)