Denominado na época como uma espécie de Palácio Encantado da Rua 2, o prédio ainda existe, após transformações necessárias, que o tempo exige, mas está ali fazendo sua história caminhar junto com a cidade de Rio Claro que tem 191 anos.
Na grande parte, figura um dos pontos localizado na região central. O local além de retratar momentos importantes do município, guarda lembranças na vida de muitos populares.
Bailes, shows e os grandes carnavais. O ponto escolhido de muita gente fica na Rua 2 com Avenida 3. O Grupo Ginástico Rio-Clarense que mantém a tradição dos clubes do interior e completa 100 anos.
E quantas lembranças para quem viveu tempos de áureas, entre os nomes mais conhecidos está o Jornalista e Colunista Marcos Vinicius Amato que atuou durante três décadas com a realização de eventos no município e o palco de muitos deles foi o Ginástico. “Aconteceram no glorioso GG todas as festas e edições dos OUIs de OURO! Entre as mais inesquecíveis. Destaques & Elegantes, entre as mais badaladas e chiques do cenário local, estadual e até nacional”, relembrou ao Diário do Rio Claro.
Quando questionado sobre lembranças e saudades de momentos vividos no clube ficou impossível responder. “Difícil, dá um livro. Não sei dizer se o GG contribuiu mais para a história do MV ou foi o MV quem mais contribuiu para a história do GG”, destacou o jornalista que lembrou ainda as dimensões grandiosas para a época e uma arquitetura singular do prédio.
NOVA FASE
Para comemorar o centenário o clube busca resgatar e aumentar novamente o número de frequentadores e voltar a realizar grandes eventos que sempre marcaram a cidade. Com isso iniciaram as festividades com programação de atividades especiais.
As festividades começam no dia 12 de janeiro de 2019 com o Jantar Centenário com animação da Banda General Lee. No dia 19 acontece o evento Samba Chopp com quatro bandas. E para o dia 26 de janeiro o clube recebe para um grande show “Paralamas do Sucesso”.
Ao Diário do Rio Claro o diretor social do clube José Afonso Baldissera declarou que depois de uma fase longa de reforma do clube e outras adequações, a parte social volta a ser prestigiada. “Com a chuva de granizo em 2016 o clube foi afetado e foi preciso fazer uma grande reforma, não tínhamos condições de realizar shows, mas agora equalizamos as contas e esperamos que os associados voltem a participar mais”, declarou.
A diretoria afirmou ainda que será um ano com programação extensa. “Será um ano de redenção. Já posso adiantar que pelo menos um show especial por mês teremos, já estamos com várias negociações”, afirmou o presidente Ademir Cupido.
MUITAS HISTÓRIAS
O Grupo Ginástico foi fundado em 6 de janeiro de 1919 por iniciativa de Reynaldo Meyer, naquela época com 25 anos de idade, e um sonho de criar um lugar onde pudesse se reunir com sua amada, amigos e famílias.
Ao completar 100 anos, o Ginástico é um marco na história da cidade. É o clube das Grandes Emoções. As histórias são incontáveis, os grandes eventos também. O Ginástico reina absoluto durante 100 anos. Poucas sociedades no país conseguiram chegar a um século de existência.
A dedicação desde a primeira diretoria, sempre formada por voluntários, é o ponto mais alto da saúde do Ginástico. Muitas pessoas da sociedade contribuíram e ainda continuam contribuindo na direção executiva e administrativa do Grupo Ginástico. Os sócios – familiares ou individuais – continuam dando preferência e usufruindo de todos os eventos do clube.
Um acidente natural praticamente destruiu parte do telhado e de outras dependências do GG em junho de 2016. Nesse dia uma forte chuva de granizo derrubou parte do telhado do salão social, impossibilitando qualquer atividade nesse local.
Começou então um novo esforço para recuperar e após quase dois anos, a atual diretoria comandada por Ademir Cupido apresentou e entregou o novo salão social, bar e demais dependências totalmente reformado.
O GG foi se transformando ao longo desses 100 anos e em 2013 foi inaugurado o novo complexo de lazer e esportivo com 4 piscinas – uma com 5 raias olímpicas, academia com 700 metros quadrados, sala de ginástica, saunas, lanchonete, solarium e muito espaço para o lazer dos associados.
Créditos das fotos antigas
Acervo do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro