Acelera Tici: Parada para descanso
Depois de 2.559 quilômetros de especiais cobertos pelas motos e 2.579 pelos carros e caminhões, 299 veículos chegaram ao dia de descanso em Ha’il, no coração da Arábia Saudita. 118 motos, 58 protótipos da classe Ultimate, 2 carros praticamente de linha da Classe Stock, 45 veículos da Classe Challenger UTVs Protótipos), 33 SSV (UTVs praticamente de linha e 43 caminhões têm um merecido dia de folga.
Voltam à acelerar hoje, sábado para as sete etapas restantes antes da linha de chegada final em Shubaytah, na solidão do Empty Quarter.
Nesse ponto médio do Rally Raid mais importante famoso e desejado que existe as classificações são dominadas por: Daniel Sanders nas Motos da classe Rally GP; Edgar Canet na classe Rally 2; Henk Lategan na classe Ultimate; Nicolas Cavigliasso na classe Challenger; Brock Heger na categoria SSV; e Martin Macik na corrida de caminhões, todos com menos de 36 anos. O rejuvenescimento da disciplina é sublinhado pelos recordes batidos pelas jovens promessas, o americano Seth Quintero e depois pelo sul africano Saood Variawa, respectivamente com 22 e 19 anos e ambos vencedores de etapas! Venceu também uma etapa o lituano Rokas Bacoiuska que tem 25 anos de idade também em uma Toyota Hilux que não quer largar a primazia que tem na modalidade.
Como surpresas os abandonos do vencedor por quatro vezes, o espanhol Carlos Sainz (Ford Raptor V8) e o sempre candidato à vitória, o francês Sébastien Loeb (Dacia Sandriders V6). Os dois pelo mesmo motivo capotaram os seus carros, os puseram de pé novamente, terminaram as etapas e foram impedidos de continuar pelo regulamento da FIA que detectou que os dois apresentavam torções não conformes em suas estruturas de proteção. O famoso Santo Antonio.
Vamos ao panorama em detalhes da prova
Categoria Ultimate: as Toyota são cinco entre os 10 primeiros e ocupam 1º, 2º, 5º (do nosso brasileiro Lucas Moraes), 8º e 9º!
Os Ford Raptor são dois entre os 10, ocupando 3º e 6º lugares
O Dacia Sandriders (o do cinco vezes campeão Nasser Al-Attyia) fica com o 4º lugar por enquanto
O Century CR7 da África do Sul ocupa o 7º lugar
E o novo MINI a gasolina o 10º lugar
Entre as motos
A KTM do australiano David vai demonstrando força total desde o primeiro dia do rally, tendo vencido 4 das sete etapas!
A Honda resiste com 5 pilotos entre os dez primeiros (2º, 3º, 5º e 6º)
A Hero vai em 4º e 9º e a KTM além do 1º tem um 7º lugar.
Na Moto 2 na frente vai mais uma vez a KTM com a sensação espanhola Edgar Canet de 19 anos apenas.
Na Categoria Challenger o 1º lugar é da dupla argentina (o casal Cavigliasso x Pertegarini), o 2º lugar é de navegador brasileiro (Cadu Sachs com o piloto português Gonçalo Guerreiro) . Diferença de 28 minutos entre os dois. Entre os 10 apenas um G-Ecko o resto são todos Taurus fabricados na Holanda.
Na categoria SSV os Polaris e os CanAm dividiram as vitórias das etapas, com a Polaris ocupando 1º, 2º, 5º e 6º e a CanAm 3º, 4º, 7º, 8º, 9º e 10º.
Os caminhões: o tcheco Macik tem controle total
Ele é o responsável pela preparação de nada menos do que seis dos caminhões inscritos com a sua empresa MM Technology e vai liderando com intenção de controlar a prova até o final.
Em 1º então o MM Technology com IVECO (Italia) em 2º, 3º 4º 7º r 10º . Tatra (República Tcheca) em 5º. 8º e 9º e um Hino (Japão) em 6º
Os 10 primeiros na classificação geral
1 – Lategan-Cummings (Toyota Hilux) – Toyota – 28h10’11”
2 – Al Rajhi-Gottschalk (Toyota Hilux) – Overdrive – 10’17”
3 – Ekström-Bergkvist (Ford Raptor) – Ford – 20’54”
4 – Al-Attiyah- Boulanger (Dacia Sandrider) – Dacia – 35’00”
5 – Lucas Moraes-Monleon (Toyota Hilux) – Toyota – 41’55”
6 – Guthrie-Walch (Ford Raptor) – Ford – 42’44”
7 – Serradori-Minaudier (Century CR7) – Century – 45’59”
8 – Yacopini-Oliveras (Toyota Hilux) – Overdrive – 1h03’17”
9 – Quintero-Zenz (Toyota Hilux) – Toyota – 1h30’10”
10 – Chicherit-Winocq (Mini JCW) – X-Raid – 1’38’45”
A F1 começa a voltar ao noticiário
Depois de muitas especulações a F1 começou a gerar notícias confirmadas. E a primeira delas foi uma que causou polêmica. O Flávio Briatore anunciou o argentino Franco Colapinto como piloto de testes ereserva na F1 o que deixou o atual 2º piloto da equipe (Jake Doohan) de cabelos em pé com o possível tumulto que as decisões do Briatore costumam causar.
Os protótipos se preparam
Os pré-treinos para as 24 Horas de Daytona começam já na semana que vem, com a prova marcada para ser disputada nos dias 24 e 25 agora de janeiro.
Na semana que vem vamos falar deles com mais detalhes, afinal são seis os brasileiros (curiosamente todos com Felipe no nome) inscritos em três das quatro classes diferentes e com possibilidades de vitórias em todas elas além de na classificação geral. Vamos lá ver quem são:
Felipe Nasr Porsche Categoria GTP
Felipe Drugovich Cadillac Categoria GTP
Felipe Massa Oreca Categoria LMP2
Felipe Fraga Oreca Categoria LMP2
Pipo (Luís Felipe) Derani Corvette Categoria GTD
Pietro Fittipaldi Oreca Catgeoria LMP2
Daniel Serra Ferrari Categoria GTD
Por Ticiano Figueiredo / Fotos: Divulgação