LA LIGA
Em meio a uma briga política, o Barcelona leva a crise para dentro de campo e compromete uma campanha que parecia ser promissora em seu início.
Entre acusações contra a antiga administração e a atual (de quem teria sido pior), o sofrimento maior é da instituição Barcelona e seus torcedores (mais ou menos a história do Corinthians, nos dias de hoje).
Afora esta briga, os dirigentes conseguiram enfiar o futebol do Barcelona no meio e a equipe briga até as últimas instâncias para a inscrição de Dani Olmo e Pau Victor.
Assim como estava otimista em conseguir a liberação na La Liga, na RFEF e nos tribunais, onde perdeu todas as demandas, agora, no Conselho Superior de Desportes (CSD), depositam suas últimas esperanças em um recurso que será interposto.
Este recurso deve ser apresentado ainda hoje, terça-feira (07/01) e Joan Laporta e a instituição continuam confiantes em uma posição favorável do CSD, muito embora mantenham os mesmos argumentos derrotados em decisões anteriores.
As decisões anteriores, contra a instituição, basearam-se no entendimento de que “não só a documentação chegou fora do prazo, mas que também violariam artigo 130.2 (que impede que dois jogadores joguem na mesma equipe uma temporada depois de terem sido dispensados). O clube catalão confia que a instituição pública, que depende do Governo de Pedro Sánchez (do Ministério da Educação, Formação Profissional e Desporto), vai dar-lhe sinal verde para a reinserção dos dois atletas. Ao menos temporariamente”.
Enquanto as discussões na justiça vão rolando, o restante dos times espera a continuidade dos jogos de La Liga que devem acontecer no próximo final de semana.
PREMIER LEAGUE
Faltando apenas um jogo para completar a rodada de número 20, a Premier League teve sequência neste final de semana.
O líder Liverpool, jogando em casa, não saiu de um empate em 2 x 2, contra o cambaleante Manchester United, troprço este que pode se dar ao luxo, dada a larga margem que conseguiu abrir para os seus perseguidores.
Já o vice líder, Arsenal, jogando fora de casa, também não saiu de um empate contra o Birghton e poderá ser alcançado pelo Forest que, caso vencesse ao Wolverhamptom de Vitor Pereira, nessa segunda-feira, 06/01, também chegaria a 40 pontos, mas perderia nos critérios de desempate.
De resto, a maior novidade foi a vitória do Manchester City, coisa rara nos últimos jogos, frente ao West Ham, pelo placar de 4 x 1.
Lá no final da tabela, nada mudou, Ipswich Town, Leicester e Southamptom vão preenchendo a zona de rebaixamento.
CAMPEONATO ITALIANO
No Campeonato Italiano, a rodada de número 19, só será completada no dia 14/01/2024, isto porque Juventus, Milan, Inter e Atalanta disputariam partidas pela Supercopa da Itália de 2024/2025, na Arábia Saudita.
No dia 02/01 a Internazionale venceu a Atalanta pelo placar de 2 x 0 e no dia 03/01, o Milan venceu à Juventus pelo placar de 2 x 1.
No dia de ontem, jogaram Internazionale x Milan pela final da Supercopa de Itália (até o fechamento desta matéria não conhecíamos os resultados.
A equipe do Napoli, por ser a única equipe da parte de cima da tabela a jogar, venceu com certa facilidade à equipe da Fiorentina e assumiu a ponta isolada da tabela.
Na parte final da tabela, Lecce, Venezia e Monza batem cabeça na luta contra o rebaixamento. A equipe do Cagliari que venceu o Monza fora de casa, deixou a zona da degola e largou o pepino para o Lecce, muito embora ambos estejam com 17 pontos.
Por Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: Jornal Marca