Rio Claro realiza a partir de sexta-feira (6) o 1º Congresso de Estudos e Práticas Musicais, que terá abertura às 20 horas, no Centro Cultural “Roberto Palmari”. Apresentações musicais, mesa redonda com convidados e oficinas gratuitas integram a programação, que segue até domingo (8). A participação é aberta ao público e as atividades são gratuitas.
A atividade está sendo realizada pela prefeitura em parceria com a Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários. “O objetivo é levar conhecimento ao público, além de belas apresentações”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.
A abertura do evento terá concerto da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários, regida por Fernando Barreto, com participação do solista Jonathas Cordeiro. Apresentam-se também o coral da Unesp e o Coral Solar.
Para o sábado (7) quatro oficinas estão programadas e os interessados podem se inscrever pelo site smuaf.com.br/congresso. Qualquer pessoa que tenha interesse musical pode participar. A primeira oficina será às 9 horas e será sobre percussão. Às 11 horas a História do Samba será o tema da atividade. Os ritmos afro-baianos serão abordados na oficina das 13 horas. Já às 15 horas o público saberá mais sobre prática de coletivos de sopros. Sarau musical encerra o dia de atividades às 20 horas.
Mesa redonda com convidados irá debater no domingo (8) os desafios da gestão pública e instituições culturais musicais no atual cenário. O encerramento do Congresso será às 10h30 com concerto da Banda Sinfônica de Sumaré e do solista Maikel Morelli (saxofone).