Uma verdadeira relação de amor.
É como pode ser definida a história da Escola de Samba A Casamba e seus integrantes. Há 43 anos, a agremiação faz a folia rio-clarense vestir as cores amarelo e branco e sair às ruas para sambar. Durante todo esse tempo, famílias criaram seus filhos sob a luz e o som da Sol Maior, como aconteceu com o atual presidente da escola, Eric Mota. Em entrevista ao Diário do Rio Claro, Eric conta que começou a frequentar a escola em 1993, quando tinha apenas 12 anos.
“Minha família foi convidada por amigos a frequentar os ensaios de bateria da A Casamba e foi paixão à primeira vista”, relata. Naquele mesmo ano, toda a família Mota desfilou pela primeira vez em uma escola de samba. “A partir de então, todos os anos que a Casamba participava dos desfiles, toda nossa família estava junto com a Amarelo e Branco.”
Com o passar do tempo, Eric começou a assumir alguns cargos dentro da escola, primeiro como diretor de ala, depois coordenador de confecção de fantasias e adereços, depois como diretor de carnaval, porém, sempre desfilando como destaque central do Carro Abre Alas da escola. “Em abril de 2018 assumi a presidência da escola no biênio 2018/2019. O Carnaval, desde minha infância, sempre esteve presente em minha vida, nos assuntos da família e entre os amigos.
A Casamba é uma paixão em minha vida e de minha família. Hoje, todos, mais do que nunca, estão envolvidos de corpo e alma com essa comunidade, onde fazemos da quadra nosso segundo lar”, concluiu. Para celebrar a data, a escola programa festa para o próximo dia 13 de janeiro, quando acontece Feijoada de Aniversário, ao som da Bateria Sol Maior e do Grupo Tem Fuzuê, a partir do meio-dia. Adesões custam R$ 25 e já podem ser adquiridas.
TRADIÇÃO – A história d’A Casamba começou com um grupo de jovens, na maioria estudantes, que no ano de 1976 resolveu formar um bloco para participar do carnaval de salão do Grupo Ginástico Rioclarense. O grupo decidiu também participar do desfile de rua e, daí, nasceu a CArnaval, SAMba e BAtuque, que adotou as cores amarela e branco e, como símbolo, o sol.