O mercado da bola do futebol brasileiro está agitado neste final de ano. As contratações dos grandes clubes são anunciadas quase que diariamente, No Palmeiras, a maior novidade até o momento é a contratação do atacante uruguaio Facundo Torres, 25 anos, junto ao Orlando City dos Estados Unidos. O Verdão ainda negocia com o atacante Paulinho, do Atlético Mineiro e com o meia Andreas Pereira, atualmente no Fulham da Inglaterra.
No Cruzeiro, Dudu, ex-Palmeiras, foi anunciado na última segunda-feira (23) com pompa e circunstância. O ex-camisa 7 do Verdão, volta para o clube que o revelou para o futebol.
Quem está de comando novo é o Santos FC, que, em seu retorno à elite do Brasileirão em 2025, divulgou o técnico português Pedro Caixinha, ex-Bragantino. O antigo treinador do Peixe, Fábio Carille, campeão da Série B da atual temporada acertou com o Vasco da Gama. Além de Caixinha, chega também ao Santos o CEO Pedro Martins, ex-Botafogo.
Cara nova também no São Paulo FC. O Tricolor Paulista deve anunciar a qualquer momento a contratação do meia ofensivo Oscar, que já atuou pelo São Paulo entre os anos de 2008 a 2010. Porém, o São Paulo perdeu nos últimos dias o lateral direito Rafinha que está indo para o Coritiba.
Finalmente, o Corinthians, sonha com o meia francês Pogba e tenta viabilizar financeiramente a transação com a participação de parceiros. A prioridade no Timão é manter para 2025, o elenco que teve recuperação fantástica no Brasileirão deste ano, escapando do rebaixamento e obtendo vaga para a Pré-Libertadores.
Já o campeão brasileiro e da Copa Libertadores de 2024, o Botafogo FR perdeu o meia argentino Almada, destaque da equipe na atual temporada para o Lyon da França e negocia a permanência do técnico português Artur Jorge.
No Flamengo, Gabigol está de despedida e seu destino deve ser o Cruzeiro de BH. E no Vasco da Gama, a novidade são o meia Tchê-Tchê ex-Botafogo e o zagueiro Lucas Freitas, ex-Juventude-RS.
Por Geraldo Costa Jr.