Olá Geekers amados!
Como vocês estão? Aproveitando bem o último mês do ano? Estão no último gás?
Aproveito para saudar e agradecer a todos que chegaram até aqui, sempre acompanhando nossa coluna!
Fechando o ano com mais um “correspondente geek”, o parceiro dessa vez é Christian Camilo, que vai falar um pouco sobre o “nobre velhinho” Noel, ou Santa Claus.
Alguém sabe quem realmente ele é?
Estamos na reta final de mais um ano e, como todos sabem, dezembro também é conhecido como o “mês natalino”, com casas decoradas, luzes piscando e claro, a grande figura do “Bom Velhinho”, o aclamado Papai Noel.
Sua influência vai muito além do que normalmente conhecemos da mídia e do que nossos pais e avós nos trazem. É dito que as tradições partem do século IV d.C., no qual São Nicolau, um bispo cristão, ficou conhecido por sua generosidade ao dar presentes aos pobres e às crianças em sua época, tornando-se o santo padroeiro das crianças.
Já sabemos muito sobre como Papai Noel é, de seu roupão vermelho e branco, sua “adição” por leite e biscoitos, que desce sempre por uma chaminé, sobre suas mágicas renas Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago, as quais vocês deveriam saber o nome de todas elas…
Mas e quanto ao mundo geek?
Nesse mundo, ele já enfrentou heróis e vilões, já foi reconhecido como o mutante nível ômega mais poderoso da Marvel e até mesmo usou a Manopla do Infinito (bem, chegaremos lá).
Introduzido de fato em 1991, através da edição especial de natal “Marvel Holiday Special”, especificamente na história “A Miracle a Few Blocks Down From 34th Street” (Um milagre a poucos quarteirões da 34th Street em tradução livre) de Scott Lobdell e arte por Dave Cockrun, conta que, enquanto os X-Men estavam decorando sua árvore de natal, Cérebro detecta a existência do mutante mais poderoso já registrado, que passava por Manhattan na época.
O grupo se dirige ao Rockfeller Center onde conhecem o então “Kris Kringle” o qual possuía tanto poder que havia transformado a Irmandade dos Mutantes em brinquedos e teve de apagar as memórias dos X-Men por tê-los conhecido. Seu nome mutante foi batizado de “Papai Noel” pelas crianças do mundo.
Enquanto no universo dos filmes vemos diferentes retratações de seus poderes natalinos sendo alguns claramente mais poderosos enquanto outros se sustentam na “magia do Natal”, no universo Marvel, Papai Noel possui poderes invejáveis, dignos de um mutante da mais alta classe.
Aqui podemos citar manipulação de realidade, imortalidade, manipulação temporal, teletransporte, manipulação climática em escala global, manipulação da matéria em nível molecular, imunidade completa ao frio extremo e ao calor, entre outros, devido ao seu imenso poder.
Agora vocês conseguem compreender o poder mutante que ele abriga e isso por si só explicaria como os presentes conseguem ser entregues no mundo inteiro em um único dia.
Papai Noel também fez aparições com outros personagens além dos X-Men como Homem Aranha, She-Hulk, Nick Fury, e até mesmo Howard, o Pato, que revela que já fez estágio com Noel.
Vocês já imaginaram Papai Noel usando a Manopla do Infinito? Bem…
Em “Santa Claus vs the Illuminati”, Papai Noel descobre que suas renas são na verdade Skrulls e então pede ajuda ao grupo Illuminati, formado por Homem de Ferro, Doutor Estranho, Professor X, Raio Negro, Sr. Fantástico e Namor. Eles decidem emprestar a Manopla do Infinito como forma de ajudá-lo a entregar os presentes às crianças, mas o que eles não previram é que a manopla o fez ir à loucura e ter sede por poder. O grupo quase foi inteiramente derrotado pelo tremendo poder, mas por sorte a manopla foi removida e Tony Stark decide criar renas mecânicas para Papai Noel.
Outro momento inusitado envolvendo o Papai Noel é quando Doutor Destino o substitui! Isso sim é inusitado. E você se pergunta, o que um vilão faz no lugar do Bom (agora Mau?) Velhinho?
A história de John Byrne “I’ll be Doom for Christmas” em 1991 relata que o Papai Noel se machuca ao visitar o castelo de Victor von Doom. E como não há mais ninguém prontamente para entregar os presentes, Doutor Destino decide ser o Papai Noel!
É claro que os Vingadores e o Quarteto Fantástico não entenderam o porquê de Destino estar assim e logo o atacaram. Depois de alguns maus entendidos, os mocinhos decidiram ajudar o infame vilão a salvar o Natal e entregar os presentes.
O universo DC também é contemplado com histórias envolvendo o Bom Velhinho. Vemos o nosso querido barbudo sendo “bolinado” pelo Super-Homem! Quem diria, não?
No “Action Comics” #105 que datam de 1947, vemos o Homem de Aço ajudando Papai Noel… ou melhor, tirando uma com ele enquanto o ajuda.
Enganado por um vilão, Papai Noel acaba ganhando peso após comer chocolates que não o deixa mais passar pelas chaminés. Com isso, o Super-Homem usa de métodos pouco convencionais para fazê-lo emagrecer e não são nada agradáveis ao Bom Velhinho… ele tenta assustá-lo a todo o momento!
Ele o arremessa no gelo, o faz dançar até que sinta dor nas costas e ainda por cima quase colidem com um meteoro! Depois dessa, com certeza o Super-Homem estará na lista dos malvados para o resto de sua vida.
Existem até mesmo histórias mais adultas em ambos os universos, com o envolvimento do Lobo, Constantine e o mercenário tagarela, Deadpool. Detalhe para o último, crianças que estavam na lista dos malvados contratam Deadpool para matar Papai Noel!
Particularmente, não conhecia muitas dessas histórias e podemos ver o quanto a influência de uma figura de alguém de séculos atrás, que se dispôs a dar presentes por pura espontânea vontade, trazendo alegria pode ser tão influente nos dias atuais.
Independente de qual seja o poder do Papai Noel e de qual universo está inserido, a magia do Natal está sempre presente para trazer alegria – e ela está em nós, para que possamos dar e receber, acolher e cuidar, lembrar e celebrar, junto aos nossos amigos, familiares e até mesmo com desconhecidos.
E junto a essa magia, podemos celebrar o nascimento de Jesus, no qual sua representação é exatamente do que o Natal se trata, amor em sua pura forma!
Um Feliz Natal a todos! Ho ho ho!
Keep Fun!
Keep Geeking!!
Keep Rocking!!!!!
Fontes: universoxmen.com.br, omelete.com.br, legiaodosherois.com.br, pt.wikipedia.org
Gostou? Comentários, dicas, ideias e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Por Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação