O primeiro acesso à principal divisão do futebol profissional de São Paulo pelo Velo Clube completa nesta terça-feira (17), 46 anos. Um momento histórico e único do esporte rioclarense jamais igualado por tudo o que representou à época, desde a mobilização de toda a cidade em torno do objetivo comum de “empurrar” literalmente a agremiação rubro-verde à elite do futebol paulista, então denominada Divisão Especial. Atual Série A1.
O jogo memorável disputado no estádio Benito Agnello Castellano, sob forte calor, registrou recorde de público com mais de 15.000 pessoas presentes, entre pagantes e não pagantes.
Na oportunidade, o Velo Clube derrotou o São José EC por 1×0 gol do centroavante Maia, já nos minutos finais da primeira etapa. A ficha técnica do jogo, que despertou o interesse e gerou repercussão em toda a mídia esportiva de São Paulo, à época, está disponível na página Detalhe Esportivo no Facebook e é aqui reproduzida em homenagem aos torcedores velistas. Confira!
Campeonato Paulista Divisão Intermediária, fase final, última rodada:
- Dia 17 de dezembro de 1978, às 16 horas:
- Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro
- A.E. Velo Clube 1 x São José E.C. 0
- Gol: Maia aos 40 minutos do primeiro tempo
- Arbitragem: Paulo de Souza Arruda
- Assistentes: João Albuquerque Gomes e Abel Barroso Sobrinho
- Renda: Cr$ 501.100,00 com 14.922 pagantes
A.E. Velo Clube: Renato, Flávio, Dagoberto (Almeida), Hércules, Ademar, Fernandinho, Edson Augusto, Celso Mota (Betinho), Guerra (Dagoberto), Maia, Betinho (Ferreirinha). Técnico: Henrique da Silva Passos.
São José E.C.: Paulo Cesar, Xavier, Zé Luiz, Campina, Trindade, Botu, Zé Carlos, Mário Sérgio, Da Silva, Nelsinho (Jorge Vinicius), Serafim (Lincoln). Técnico: Ademar Alves.
Com a vitória, o Velo Clube foi a 13 pontos na fase final e conquistou em campo, o acesso e o título, deixando para trás Internacional de Limeira, São José, Catanduvense, Ginásio Pinhalense e Corinthians de Presidente Prudente.
Porém, naqueles tempos, as coisas eram diferentes. O jogo Ginásio Pinhalense x Internacional de Limeira, interrompido por questões de segurança, foi para os tribunais da Federação Paulista de Futebol. O resultado do julgamento favoreceu a Internacional que, obtendo os pontos do jogo (eram 2 em caso de vitória) ultrapassou o Velo Clube na classificação final, obrigando o Rubro-Verde a disputar o famoso “rebolo” que colocava frente a frente o vice-campeão da Intermediária (Série A2), no caso, o Velo Clube e o penúltimo colocado da Divisão Especial (A1) Paulista de Jundiaí.
Entre idas e vindas, essa disputa só aconteceu no mês de junho do ano seguinte e o Velo levou a melhor com duas vitórias (3×1) e (2×0) e um empate de 0x0, partidas disputadas no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Mas, aí, já é uma outra história…
Por Geraldo Costa Jr.