Ranking levantado pelo Centenário, utilizando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, coloca Rio Claro como a segunda cidade da região que mais empregou no mês de novembro de 2018, com saldo de 264 postos entre demissões de contratações.
O município perdeu apenas para Piracicaba, que empregou 335 pessoas.
Em terceiro lugar, dos sete municípios analisados, aparece Limeira, com 116 empregos no mês. Em seguida, figura São Carlos, com saldo de apenas sete vagas positivas.
No total, o recorte regional gerou 722 vagas de empregos formais.
COMÉRCIO
O levamento do Caged aponta ainda o saldo de empregos no Estado de São Paulo por setor. O Comércio ficou em primeiro lugar com saldo positivo de 25.113 empregos, seguido do setor de serviços, que gerou 12.646 vagas. Vale destacar que estes números se referem ao Estado de São Paulo. O setor que mais perdeu foi a indústria de transformação, com 11.297 cargos a menos.
OTIMISMO
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), Antônio Carlos Beltrame, destacou que os números apresentados pelo Caged corroboram as informações da entidade rio-clarense. “O último trimestre do ano é o período no qual o comércio promove contratações de novos empregados. O motivo é obvio: este é o período de safra dos varejistas, logo, a primeira providência é ampliar o quadro de funcionários”, enfatiza ao afirmar que o comércio no município é forte e dinâmico.
Ele frisou que o Natal do comércio foi cauteloso, visto que economicamente o ano também foi, mas confirmou que a expectativa é de melhora. “Penso que o cenário econômico irá melhorar e se isso efetivamente ocorrer, os empresários devem aumentar suas forças de vendas, ou seja devem contratar mais profissionais. Essa é a expectativa da Acirc – 2019: com comércio forte, gerando emprego e renda”, finaliza.
MENOS EMPREGO
Do outro lado, devido à crise política e econômica que assola o país, diversos municípios da região tiveram que fechar postos de trabalho, encerrando o mês com saldo negativo. É o caso de Leme, Iracemápolis e Araras, que fecharam o mês com demissões. Foram fechadas 97, 222 e 285 vagas, respectivamente, nos municípios.
QUEDA
Com o segundo melhor resultado regional no mês de novembro, Rio Claro teve queda de empregos formais se comparado com o mês anterior, outubro de 2018. De um mês para o outro, foram 95 vagas a menos, comprovando a tendência de queda no número de empregos, mesmo com o otimismo econômico em relação ao governo Bolsonaro.