Vistoriar quintais é fundamental para evitar dengue
O pratinho no vaso de plantas pode acumular água e ser utilizado como criadouro do mosquito da dengue, como a maioria das pessoas já sabe. Mas não é apenas ele que favorece a proliferação do mosquito. Muitos locais passam despercebidos e também podem acumular água e serem utilizados pelo Aedes aegypti.
“Uma pequena quantidade de água já é suficiente para que o mosquito consiga se reproduzir”, observa Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.
É o caso da tampinha de garrafa descartada em qualquer lugar ou da folha que cai do coqueiro e fica no chão. Ralos e recipientes de água dos animais também merecem atenção.
“A maioria dos criadouros, 80% deles, está nas residências, então se a comunidade se empenhar e cada um vistoriar sua casa, conseguiremos impedir que os casos da doença aumentem”, reforça Pedro Buzzá, que coordena o Centro de Controle de Zoonoses.
O trabalho do setor segue em ritmo intensificado. Diariamente as equipes estão nas ruas para fazer vistorias em casas e locais estratégicos e orientar a comunidade.
Os casos de dengue estão aumentando, e na comparação com período intersazonal do ano passado houve aumento de 400%. “Esse é o momento em que temos que fazer a contenção para que a situação não se agrave no futuro”, pontua Suzi. Na última semana o município confirmou oito casos de dengue. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Obra do novo Cras Panorama entra na etapa final
As obras de construção do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Panorama estão em estágio final. Os trabalhos agora se concentram na parte externa e instalação de gradil. “Em breve a comunidade daquela região contará com o Cras melhor instalado, com melhores condições de atendimento”, comenta o prefeito Gustavo.
A prefeitura trabalha para que o novo prédio do Cras Panorama começa a atender no próximo semestre. “Será um grande ganho para a estrutura do setor social do município”, destaca o secretário do Desenvolvimento Social, Irineu Sentinella Neto.
A obra conta com recursos federais, conforme emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zarattini, a partir de articulação do vereador Geraldo Voluntário. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)