Em janeiro, Rio Claro passará a utilizar sistema eletrônico de informação
O prefeito Gustavo anunciou sexta-feira (6) que a partir do próximo ano a administração municipal de Rio Claro passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI/Cidades como meio eletrônico para a formalização de processos administrativos. “É um projeto de transformação, estamos trazendo Rio Claro para o século 21”, afirmou.
Centenas de servidores municipais já realizaram capacitação para o uso do sistema eletrônico no âmbito de toda a administração municipal, incluindo Arquivo Público, Fundação de Saúde e Daae. “A proposta é aperfeiçoar o atendimento e comunicação com o cidadão”, disse Mônica Ferreira, superintendente do Arquivo Público, que ao lado de Osmar Silva Junior, do Escritório Municipal de Projetos, está gerenciando a implantação do sistema.
Instituído em Rio Claro em maio deste ano, o SEI Cidades é uma plataforma utilizada pelas prefeituras paulistas para gerenciar processos digitais relacionados aos serviços municipais. “A união dos servidores está acelerando a implantação dessas ferramentas na prefeitura”, ressaltou Rogério Marcheti, secretário da Administração.
A plataforma foi desenvolvida para garantir a produção de documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economia, sustentabilidade ambiental e padronização. O sistema reforça a eficiência e a agilidade das ações governamentais, assegurando a gestão, a preservação e o acesso aos documentos eletrônicos. O vereador Geraldo Voluntário cumprimentou a prefeitura pela iniciativa e lembrou que a Câmara Municipal já utiliza com sucesso um projeto semelhante.
O SEI é resultado de acordo de cooperação técnica entre o Tribunal Regional Federal e o governo estadual, sendo disponibilizado gratuitamente aos municípios paulistas.
Do anúncio feito pelo prefeito Gustavo também participaram Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social, os vereadores Julinho Lopes e Hernani Leonhardt. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
BRK premia vencedores do concurso de desenho “Um Mundo Mais Colorido” em Rio Claro
A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, realizou na quarta-feira (4) a entrega da premiação aos alunos da rede municipal de ensino que participaram e tiveram seus desenhos selecionados no concurso “Um Mundo Mais Colorido”.
A atividade faz parte do programa Calendário Ambiental, que está em sua décima quarta edição, incentivando os estudantes da rede pública de ensino a refletirem sobre como suas atitudes diárias podem impactar no bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e ajudar na preservação do meio ambiente. Foram selecionados doze desenhos, cada um deles ilustra um mês do calendário 2025 da concessionária.
Os doze autores dos desenhos vencedores do concurso receberam um prêmio, certificado de participação, divulgação dos seus desenhos no calendário impresso da BRK, além de dez exemplares do calendário.
“A parceria com a BRK é uma oportunidade única para as nossas crianças aprenderem mais sobre o impacto de suas ações no meio ambiente. Além de desenvolverem suas habilidades artísticas, os alunos refletem sobre a importância da preservação ambiental, um aprendizado que levamos para toda a vida”, afirma Edson Norberto de Andrade, representando a Secretaria Municipal da Educação.
Neste ano, o tema trabalhado pelos alunos foi “Meu, seu, nosso meio ambiente!” e conta ainda com o subtítulo “Quais ações positivas faço para ajudar a preservar o ambiente em que vivemos?”. Por meio do processo criativo dos desenhos, as crianças foram estimuladas a refletirem sobre seus hábitos, demonstrando em traços e cores como atitudes diárias fazem a diferença e ajudam a conservar o meio ambiente.
A ação de educação ambiental, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, já é tradicional em Rio Claro e tem por objetivo estimular a criatividade dos estudantes e fortalecer a reflexão sobre importantes temas socioambientais.
“Nesta edição, mais de 1.500 alunos do 4° ano do ensino fundamental da rede municipal, receberam orientações dos professores sobre o tema e participaram da atividade. Destas, doze tiveram seus desenhos selecionados e foram premiadas, além de terem a sua arte estampada no calendário 2025 da BRK. O mais importante é que todas ganharam conhecimento para contribuir na construção de um futuro mais consciente”, destaca Cristian Barbosa, coordenador de sustentabilidade da BRK em Rio Claro.
A cerimônia de entrega foi realizada no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), da Secretaria Municipal de Educação, e contou com as presenças dos representantes do Poder Executivo: Roberto Foresti Júnior (Secretaria de Meio Ambiente) e Edson Norberto de Andrade (Educação); do vereador Julinho Lopes; de Mayra Prado de Moraes (Solução Verde Consultoria Ambiental) e Sara Damasceno Pessoa (Planeta Azul).
Também participaram os funcionários da BRK: Rafaela Amanda Morasco, Silvio Luis Ferreira da Silva, José Antônio Correa da Silva e Miriene Fraga Cotta. (Fonte: Divulgação)