O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realizou a limpeza interna em mais um reservatório da cidade. No domingo (1), foi realizado serviço de hidrojateamento e lavagem das paredes internas do reservatório que fica na entrada do bairro Jd. Guanabara, próximo da Rodovia Fausto Santo Mauro (SP-127).
De estrutura metálica, esse reservatório tem capacidade para 1 milhão de litros e abastece parte do bairro Jd. Novo 1 e o distrito de Assistência. Feito por empresa especializada, essa ação de limpeza e higienização garante manter o padrão de potabilidade e qualidade da água distribuída.
Testes da qualidade da água já foram realizados e este reservatório será reintegrado ao sistema nos próximos dias. Enquanto isso, a região segue com fornecimento de água diretamente do sistema de rede.
De acordo com o Departamento de Engenharia, Obras e Planejamento do Daae, a limpeza de reservatórios demanda planejamento para evitar desabastecimento, profissionais especializados e atendimento às legislações de saúde e saneamento.
Essa ação teve início em novembro e foi feita na estrutura do distrito de Assistência, com capacidade para 1 milhão de litros e no reservatório que fica na Avenida 29 com a Rua 11, no Bairro do Estádio, com capacidade para 1 milhão e 300 mil litros de água tratada.
Este trabalho vai continuar sendo feito em vários outros reservatórios espalhados pela cidade. O próximo será no reservatório de 1 milhão de litros do bairro Mãe Preta.
O Daae ressalta que a água utilizada para limpeza de reservatórios se torna inapropriada para consumo ou qualquer atividade e não pode ser reutilizada, por isso, ao final de cada limpeza, há o descarte controlado da água usada nesse serviço.
Recuperação de estruturas
Além deste serviço, o Daae está realizando a recuperação total da estrutura de alguns reservatórios da cidade. Atualmente está recuperando o reservatório metálico do Jd. Panorama, com capacidade para 120 mil litros.
Na atual gestão, a autarquia já executou a recuperação total nos reservatórios do Jd. Centenário, Jd. Figueira e nos distritos de Ferraz e de Batovi.
Foto: Divulgação/Daae