A secretária de Políticas para a Mulher do governo de São Paulo, Valéria Bolsonaro, estará em Rio Claro nesta terça-feira (3) onde participa de atividades. No período da manhã, ela ministra a palestra no âmbito da campanha “SP Por Todas: 21 Dias Por Elas”, que será realizada às 10 horas na sede do Ciesp na Avenida Presidente Kennedy, 900, no Bairro do Estádio.
A palestrante convidou a população rio-clarense a participar do evento durante entrevista, por telefone, ao programa Diário MA TV na última quinta-feira (28). O painel é destinado a todo mundo. A mulherada toda de Rio Claro está convidada, assim como os homens. Queremos reunir o maior número de pessoas possível para conversar sobre tudo que o governo de SP está fazendo para esse público”, disse.
De acordo com ela, existem projetos, leis e protocolos em andamento em todas as secretarias estaduais, exclusivamente para as mulheres. Entre as ações estão o app Mulher Segura, Abrigo Amigo, o auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica, o protocolo Não se Cale para proteger as mulheres em bares, restaurantes e casa noturnas, entre outras ações.
A secretária falou ainda sobre a campanha “SP Por Todas: 21 Dias Por Elas” que está em andamento. “Essa campanha promove 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, para que ela possa se precaver e saiba onde buscar ajuda se necessário”, destacou Valéria frisando que a pasta está investindo em capacitação para que as mulheres possam ingressar no mercado de trabalho ou empreender, e sair da situação de violência.
“A ideia é romper e não perpetuar o ciclo de violência. Infelizmente, muitas mulheres acabam ficando reféns dos seus agressores quando não têm como sustentar a si e os filhos. Quem banca a casa é o agressor e ela fica subjugada. Com a capacitação, elas podem sair para buscar seu sustento e dar uma virada em sua vida”, pontuou.
Após a palestra no Ciesp, a secretária participará da inauguração da sede do projeto “Mulheres pela Fé”, às 17 horas, na Rua 3 com a Avenida 11, nº 591, Centro de Rio Claro. “Vamos inaugurar a sede física para atender melhor ainda a população, não somente de Rio Claro, mas também da região”, explicou Amanda Servidoni, presidente do projeto que tem Valéria Bolsonaro como madrinha.
Além da sede física, o projeto tem outra novidade: agora, pode ser expandido para outros municípios. “Cada cidade pode ter sua unidade do Mulheres pela Fé, é só entrar em contato”, informou Amanda.
O projeto social de “Mulheres pela Fé” tem como slogan “Juntas somos mais fortes”, e atualmente conta com 20 participantes que realizam campanhas e outras ações para ajudar entidades. Novas participantes são bem-vindas. Conforme Amanda, com a sede física, o trabalho será ampliado e o público poderá contar com atendimento jurídico, social, psicológica, odontológico, entre outros. Os casos não abarcados pelo projeto serão encaminhados aos setores competentes. Mais informações sobre o projeto em: @mulherespelafee.
Confira a entrevista na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=6sqfgbvjxqI.
Por Ednéia Silva / Foto: Pablo Jacob/Governo de SP