Governo de SP cria núcleo para monitorar e identificar crimes no ambiente virtual
O governo do estado de São Paulo instituiu o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), em decreto publicado nesta sexta-feira (29). O grupo, ligado à Secretaria de Segurança Pública, vai identificar crimes no ambiente virtual, em plataformas como o Telegram e o Discord. Com as investigações, o Noad já realizou sua primeira operação contra um grupo investigado por pedofilia, estupros virtuais e ataques a escolas.
O Noad é formado por agentes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. Suas investigações vão servir para identificar criminosos que agem no ambiente virtual, seja em ações do crime organizado, ou no aliciamento de crianças e adolescentes. O novo núcleo também vai monitorar grupos que planejam ataques a escolas.
“A criação deste núcleo é uma necessidade do mundo atual. Muitos criminosos têm migrado para o ambiente digital, onde têm a ilusão da impunidade proporcionada pelo suposto anonimato da internet. Mas nossas polícias estão em alerta para impedir a proliferação desses criminosos virtuais, cujas ações têm consequências terríveis nas vidas dessas vítimas”, diz Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública.
Após identificar os envolvidos, o núcleo elabora relatórios detalhados que vão embasar as operações policiais para o cumprimento dos mandados contra crimes no ambiente virtual. O órgão está subordinado ao Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo (CIISP-SP), criado em 2013. (Fonte: Agência SP)
Sesi Piracicaba promove ‘Semana do Rock’ no mês de dezembro
O Sesi Piracicaba promove, no mês de dezembro, o evento cultural ‘Semana do Rock’. A programação acontecerá entre os dias 11, 12 e 13, sendo quarta e quinta-feira, às 19h, e sexta-feira, às 20h30. Durante a programação, o público poderá conferir gratuitamente apresentações com as bandas ‘Artéria do Rock’, ‘U2 Cronos’ – cover e ‘Rubber Soul Beatles’.
As reservas de convites podem ser feitas antecipadamente pela plataforma Meu Sesi. Basta acessar o site www.sesisp.org.br/eventos, realizar o cadastro e selecionar a unidade Piracicaba para encontrar o evento e toda programação cultural disponível. No evento, haverá espaço reservado com acessibilidade. Confira a programação completa da ‘Semana do Rock’: 11/12, às 19h – ‘Banda Artéria Rock’, com o repertório ‘As melhores dos anos 80 a 2000’; 12/12, às 19h – Show cover com ‘U2 Cronos’. No espetáculo, a banda remonta de forma cronológica músicas do rock e do mundo pop; 13/12, às 20h30 – ‘Rubber Soul Beatles’, com o show ‘Beatles in Concert – o sonho não acabou’, trazendo músicas da década de 1960.
A ‘Banda Artéria Rock’ é composta por Marcelo Morais, Vagner Bechis e Marcelo Zorzetto. A ‘U2 Cronos’ é formada por Marco Zannini (voz), Rene Zannini (guitarra), José Narciso Franco Júnior (contrabaixo) e Victor Delmondi (bateria), enquanto a banda ‘Rubber Soul Beatles’ faz parte do line-up do festival Abbey Road On The River, realizado nos Estados Unidos desde 2018, e inclui, também, participações na Beatleweek Liverpool (2019 e 2023). (Fonte: Divulgação)
Vereador discute projeto ambiental para diagnóstico em propriedades rurais
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) participou de discussões sobre a implantação do projeto “Nascentes Rio Claro”, fruto de um convênio entre a prefeitura de Rio Claro e a Agência das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A iniciativa busca realizar um diagnóstico ambiental em 129 propriedades rurais do município, com o objetivo de promover a recuperação e preservação de mananciais.
A proposta foi debatida com Sérgio Razena, diretor-presidente da Agência PCJ, e Leandro Genizelli, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Julinho Lopes, que também preside o Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, destacou a relevância do projeto. “Essa ação será um importante passo para a recuperação e preservação dos mananciais do município”, afirmou o vereador.
Com duração de 27 meses, o projeto inclui restauração florestal, saneamento rural (substituição de fossas por biodigestores), conservação do solo e planejamento de plantio de árvores em microbacias que somam mais de 3.000 hectares. “O projeto Nascentes Rio Claro vai transformar Rio Claro em referência em iniciativas ambientais”, disse Julinho Lopes, reforçando o potencial da ação para fortalecer as práticas de sustentabilidade no município. (Fonte: Divulgação)