Em comemoração aos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil, foi lançado em 2024 o desafio das 100 mil árvores, com o objetivo de incentivar os escoteiros de todo o país a plantar 100 mil mudas em diferentes regiões. Com o tema “+100 anos de aventuras”, essa iniciativa busca promover a arborização de áreas urbanas e rurais, contribuindo para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que fortalece o compromisso dos jovens com um mundo mais sustentável.
Esse é o desafio do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco, uma grande ação ecológica que movimenta os escoteiros nos quatro cantos do país para atingir esse objetivo: plantio de 100 mil árvores até o final do mês de dezembro de 2024.
Essa ação também visa trabalhar temas relacionados à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, além de ser uma grande oportunidade para que todos os jovens reflitam sobre a importância do meio ambiente em suas vidas contribuindo com a melhora da consciência ecológica.
Esse ano o Grupo Escoteiro Marechal Rondon 41/SP se juntou à Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, por meio do Projeto Araucária, e ao Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), para fazer o plantio de 50 mudas de árvore na área da universidade.
Esta atividade ocorreu no último sábado (23) e contou com a participação de lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, escotistas e dirigentes do Grupo Escoteiro Marechal Rondon, todos unidos pelo mesmo ideal, de melhorar a consciência da necessidade de cuidar do nosso meio ambiente.
Foto: Divulgação