Em evento realizado no estádio Pacaembu, em São Paulo, na segunda-feira (25), a Federação Paulista de Futebol deu o pontapé inicial para a realização da 55ª Copa São Paulo de Futebol Junior.
Ao todo 128 equipes participam da competição. Na primeira fase, elas estarão divididas em 32 grupos com 4 equipes cada. A edição de 2025 da Copinha não terá a presença de Rio Claro FC e Velo Clube.
Entre os clubes da região, estarão participando do mais importante torneio de base do mundo, Internacional de Limeira, XV de Piracicaba, São Carlos e Ferroviária de Araraquara. O XV está no grupo 32 com sede no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, que pertence ao Nacional.
Já a Inter de Limeira integra o Grupo 10, na cidade de Lins, ao lado do Linense, Fluminense e Coimbra-MG e estarão jogando no estádio Gilberto Siqueira Lopes. O São Carlos forma no Grupo 13, com sede na cidade de São Carlos, e terá como adversários na primeira fase, no estádio Luisão, as equipes do Cruzeiro, Imperatriz-MA e Real Brasília-DF. Finalmente, a Ferroviária de Araraquara sedia o Grupo 7, na Arena da Fonte Luminosa, que tem ainda os times do Santos, Jaciobá-AL e Tirol-CE.
Conforme regulamento da Copa São Paulo classificam-se ao final da primeira fase as duas melhores colocadas de cada grupo. A partir da segunda fase os jogos são eliminatórios. O Corinthians é o maior vencedor da competição até o momento com 11 conquistas. Porém, o Palmeiras levantou a taça de campeão nos últimos dois anos.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução