A filial de Rio Claro do Racionalismo Cristão completou 90 anos de existência, no último dia 18 de novembro, um marco para a cidade e para a doutrina espiritualista que se consolidou como parte da história local. A celebração deste aniversário resgata a memória de uma trajetória iniciada em 1934, com a determinação do comerciante José Alves da Cunha.
A primeira reunião pública do Racionalismo Cristão em Rio Claro ocorreu três dias após a comemoração dos 45 anos da Proclamação da República, em uma casa na Rua 1, próxima ao antigo cinema Tabajara. O local era improvisado, mas isso não impediu que, com o tempo, o interesse pela doutrina crescesse exponencialmente, atraindo um público cada vez maior. A necessidade de um espaço mais amplo levou José Alves a adquirir um terreno na Rua 3, esquina com a Avenida 11, no centro da cidade, onde deu início à construção de um prédio próprio.
Finalizado em 1943 e projetado pelo engenheiro Dr. Augusto Schmidt Filho, o edifício se tornou um ponto de referência não só para a doutrina, mas para a cidade de Rio Claro. A inauguração foi um grande evento, que contou com a presença de Antonio do Nascimento Cottas, presidente perpétuo do Racionalismo Cristão, além de outras figuras importantes da doutrina e autoridades locais.
O prédio da filial, um dos mais antigos do Racionalismo Cristão, é hoje considerado patrimônio histórico de Rio Claro. A cidade desempenhou um papel central na difusão da doutrina, contribuindo para o crescimento de suas cerca de 180 filiais ao redor do mundo.
Para o atual presidente da filial Rio Claro, Wagner Barcello Clemente, “este aniversário de 90 anos é um tributo à perseverança daqueles que, desde 1934, acreditam na força transformadora do Racionalismo Cristão. Celebramos a história e o compromisso de continuar levando essa luz espiritual a todos que buscam compreensão e evolução”.
Fundado em 1910, o Racionalismo Cristão é uma doutrina espiritualista que busca fortalecer não apenas o corpo físico, mas o espírito, esclarecendo os seres humanos por meio da espiritualidade. Seu foco é, portanto, a evolução espiritual em sua vida presente, sem preconceitos e dogmas.
Foto: Divulgação