Rio Claro faz parceria para diagnóstico ambiental em 129 propriedades rurais
Numa iniciativa da Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), a prefeitura de Rio Claro assinou parceria para a realização de diagnóstico ambiental em 129 propriedades rurais. “É um passo importante para a recuperação e preservação dos mananciais do município”, observou o prefeito Gustavo na quarta-feira (13) ao assinar a parceria.
A empresa responsável pelo trabalho terá 27 meses para amplo levantamento sobre restauração florestal, saneamento rural (com a substituição de fossas por biodigestores) e conservação de solo.
O plano de trabalho também irá estabelecer quantas e quais árvores deverão ser plantadas nas microbacias do Ribeirão Claro, Córrego do Batalha e Córrego Jacutinga, numa área superior a 3.000 hectares.
De acordo com Sérgio Razena, diretor-presidente da Agência PCJ, a expectativa é de que a partir da implantação das ações previstas no projeto, denominado “Nascentes Rio Claro”, o município passe a ser uma referência em iniciativas ambientais bem-sucedidas.
O projeto também terá a participação do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Secretaria Municipal de Agricultura, Casa da Agricultura, Sindicato Rural, Fundação Florestal e Unesp. *Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Festival de Artes e Culturas movimenta escolas públicas de Rio Claro
Entre os dias 8 e 14 de novembro, o Festival de Artes e Culturas aconteceu em diversas escolas públicas com o objetivo de sensibilizar e educar as pessoas acerca dos principais conceitos da sustentabilidade. Realizado pela Educação e Cultura Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal, a ação deve impactar cerca de 1,5 mil alunos nas cidades de Manaus, no Amazonas, Rio Claro, no interior de São Paulo, e Joinville, em Santa Catarina. Esta é a quarta edição do evento que reúne atividades artísticas e lúdicas a favor da educação. Em Rio Claro, foram contempladas as escolas Luiz Martins, Heloisa Lemenhe Marasca e Jardim das Palmeiras – Caic (hoje, 14/11).
“Este projeto busca levar para as escolas algumas das discussões mais importantes da atualidade como os cuidados com o meio ambiente, as mudanças climáticas, a igualdade de gênero, a diminuição das desigualdades e muitos outros, sempre de uma forma lúdica, divertida e que seja facilmente assimilada pelas crianças. Para nós, é importante que estas discussões estejam no ambiente escolar, porque é neste período que começamos a compreender o mundo e entendemos como podemos fazer a diferença nele”, afirma Ana Xavier, diretora da Educação e Cultura Produções.
A programação nas escolas reúne oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis, oficinas de fotografia artística digital, e uma apresentação teatral da peça “Planeta Vivo: A Aventura Sustentável”. Além disso, também há uma mostra audiovisual, com a exibição de 10 filmes e documentários educativos que incentivam ações positivas em prol do meio ambiente. (Fonte: Divulgação)
Unesp Rio Claro recebe o XVII Encontro da Abrapso Regional São Paulo
Entre os dias 14 a 17 de novembro de 2024, a Regional São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) realiza, na Unesp de Rio Claro, o 17º Encontro da Abrapso Regional São Paulo. Será um evento dinâmico. Em diferentes institutos da Unesp de Rio Claro, haverá mesas redondas, rodas de conversa, minicursos, lançamentos de livros, atividades culturais interativas, roda de samba, MPB ao vivo e exibição de filme.
Realizado há 34 anos de forma bianual, o encontro de 2024 chama atenção para perguntas importantes, e que norteiam os debates ao longo do evento, como: “Qual Psicologia Social queremos?”. O tema do evento acadêmico é: “Psicologia social na produção de um outro futuro: modos de (re)existência, lutas sociais e vida cotidiana”. O objetivo é trazer reflexões sobre a atuação de psicólogas e psicólogos sociais em seus diferentes espaços de trabalho.
O 17º Encontro da Abrapso gira em torno de eixos temáticos variados, como: “Por um outro futuro: História e Memória da Psicologia Social Crítica no Brasil”; “‘Tente mudar o amanhã’: compromisso ético-político na formação, ensino, pesquisa e práticas atuais”; “Um futuro pra chamar de nosso: coletivos sociais e seus movimentos de transformação”; “Presente sitiado: Desigualdades sociais, pobreza, violências estruturais e sofrimentos no neoliberalismo”, entre outros.
Para participar, os valores são variados, conforme o tipo de público. Saiba mais em: www.abrapsosp.org/xvii-encontro-regional/. (Fonte: Divulgação)