Confirmado como novo piloto da Sauber em 2025, Gabriel Bortoleto coloca o Brasil de volta à Fórmula 1, preenchendo uma lacuna que perdurava desde 2017, quando Felipe Massa deixou a Williams.
Ele terá como companheiro de equipe Nico Hulkenberg. Já Valtteri Bottas e Zhou Guanyu deixarão a Sauber ao final da temporada.
Com a contratação do brasileiro, resta apenas uma vaga no grid de 2025, na AlphaTauri, com Liam Lawson sendo o favorito para a vaga, ao lado de Yuki Tsunoda.
Bortoleto, campeão de 2023 da Fórmula 3, faz uma temporada de estreia impressionante na Fórmula 2, liderando o campeonato a duas etapas do fim.
Ele conquistou duas vitórias e três pódios, demonstrando a consistência que chamou a atenção da equipe suiça.
O chefe da Sauber, Mattia Binotto, informou que o brasileiro terá seu primeiro contato com um carro de Fórmula 1 nos testes de novatos, após o GP de Abu Dhabi, ainda este ano.
Em janeiro, o piloto deverá ter novas oportunidades para se adaptar ao carro e ganhar experiência antes dos testes de pré-temporada com o modelo de 2025.
Foco agora é na Fórmula 2
Feliz por protagonizar a volta do Brasil à F1, Bortoleto disse que precisa agora permanecer focado na disputa pelo campeonato da Fórmula 2, sua prioridade no momento.
Na etapa de Baku, realizada em setembro, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato. Com 169,5 pontos, ele tem 4,5 de vantagem para Isaac Hadjar.
A Fórmula 2 retorna de 29 de novembro a 1º de dezembro para a penúltima etapa, no Catar, sendo a primeira vez da categoria no circuito de Lusail.
Já a etapa final será em Adu Dhabi, no circuito de Yas Marina, de 6 a 8 de dezembro.
novembro.
“Os resultados até aqui demonstram nosso comprometimento com a busca por esse título e vou correr estas duas últimas etapas do ano para realmente levar a bandeira do Brasil para o alto do pódio”, destacou.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação