A casa é praticamente a estrada.
Eles rodam quilômetros pelo Brasil. São filhos, maridos, pais, amigos, mas vivem, ficam dias e dias distantes dos que amam, no exercício da função. Recentemente, mostraram a força e união que existem entre eles com uma das maiores greves, que paralisou o país. Ficaram dez dias parados em busca de direitos.
“Eu estou há 20 anos na profissão. Aprendi dirigir caminhão com um amigo, gostei e não saí mais. Representa liberdade para trabalhar, um dia em cada lugar. Conhecemos várias pessoas de diversos estados. É uma sensação de livre escolha, de fazer o que gosta do jeito que quer”, relatou Tadeu Moraes, que é caminhoneiro e faz parte do Grupo de Elite Rio-Clarense.
E se são fortes e guerreiros na profissão que escolheram, mostram que também são sensíveis ao olhar para o próximo. A união surge novamente quando o objetivo é levar sorriso para o rosto de alguma criança. Algo que um grupo de caminhoneiros tem conseguido realizar.
Tudo começou com GER – Grupo de Elite Rio-clarense, que conta atualmente com mais de 80 caminhoneiros de todo o país. Fundado há quatro anos, busca levar alegria para as famílias nesta época de Natal. A confraternização começou entre eles, até que um dos integrantes sugeriu fazer uma festa para crianças. De lá para cá, é o que tem acontecido. Carreata com Papai Noel pelas ruas de Rio Claro foi uma das atividades já realizadas. Nos últimos dois anos, o evento foi em praça pública, com diversas atrações.
Esta edição não foi diferente. Uma grande encontro na Praça Dalva de Oliveira, caminhoneiros e suas famílias com várias outras famílias que chegaram para dividir alegria e o espírito natalino. “É gratificante ver uma criança feliz, não tem preço. O que fazemos é com muito amor” afirmou o caminheiro Marcos Alberto de Almeida.
Em média, 200 pessoas participaram. Teve pipoca, algodão doce, cama-elástica, brinquedos infláveis, palhaço, muitas brincadeiras e, claro, o Bom Velhinho, que não pode ficar de fora em uma data tão especial. “É muito emocionante. Não temos palavras para descrever tamanha emoção. A nossa alegria é ver as crianças contentes, sorrindo e se divertindo com esperança no olhar. Isso não tem valor que paga”, declarou emocionado um dos administradores do grupo Tadeu Moraes.
Ao final, uma oração foi feita pelos caminhoneiros e seus familiares, agradecendo o resultado positivo de mais uma confraternização, agradecendo o ano e pedindo proteção a Deus para mais quilômetros e quilômetros que vão enfrentar pela frente.